A iniciativa busca incorporar tecnologias baseadas na natureza e desenvolver soluções para o mercado urbano, visando reduzir emissões de carbono, especialmente dióxido de carbono e metano
O diretor-executivo da FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), prof. Renato de Albuquerque Ferreira e o gerente técnico do núcleo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) de Piracicaba, José Gabriel Vicente, estiveram ontem, 10/12 em São Paulo, participando do lançamento do projeto Fapesp CCD Cidades Carbono Neutro.
O evento, que aconteceu no auditório do prédio 50 na sede do IPT, apresentou a proposta criada para apoiar as cidades no enfrentamento das mudanças climáticas e oferecer soluções que aumentem a resiliência climática das infraestruturas e da população. A iniciativa busca incorporar tecnologias baseadas na natureza e desenvolver soluções para o mercado urbano, visando reduzir emissões de carbono, especialmente dióxido de carbono e metano.
Renato de Albuquerque Ferreira lembrou que o projeto foi gestado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e foca em três linhas estratégicas: descarbonização urbana e redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), transformação digital para monitoramento e mitigação de emissões e o desenvolvimento de políticas públicas e capacitação em tecnologias.
“A cidade de São José dos Campos foi escolhida inicialmente para sediar o projeto, seguida de Sorocaba e Santos. A partir de 2025 outros municípios poderão se inscrever. Esperamos que novo prefeito, Helinho Zanatta, se interesse por essa pauta quando assumir o seu mandato. Estamos aptos para oferecer quaisquer informações que ele julgar necessárias neste sentido”, disse Ferreira.
José Gabriel Vicente comentou que Piracicaba já é protagonista na área de biocombustíveis e que seria muito bom que ela também se alinhasse na direção de cidades carbono neutro. “Demos um importante passo hoje para entender como as cidades no futuro deverão estar preparadas para reduzir a emissão de CO2 por meio do processo de eletrificação e produção de combustíveis verdes”, frisou Gabriel.
O evento contou ainda com a participação Sthepanie da Costa, secretária executiva da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, prof. Anderson Corrêa, presidente do IPT, prof. Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp e profa. Liedi Legi Bernucci, pesquisadora principal responsável CCD Cidades Carbono Neutro – Escola Politécnica da USP.
CCD – Ligado à Fapesp o Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) é formado por um conjunto de pesquisadores com apoio institucional bem definido e dedicado a um projeto ousado com duração de até 5 anos, no qual pesquisa de impacto econômico, tecnológico e/ou social será realizada para responder a problemas específicos.
ÁUDIOS
Publicação Jornal de Piracicaba
Comments