top of page

IMPOSTO DE RENDA: EEP OFERECERÁ ATENDIMENTO GRATUITO NESTA TERÇA-FEIRA

Atualizado: 12 de mai.

A professora Fernanda disse que a iniciativa inédita vai atender a uma demanda da comunidade
A professora Fernanda disse que a iniciativa inédita vai atender a uma demanda da comunidade

Publicado 16/04/2025


Estudantes do 5º semestre do curso de Ciências Contábeis da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), pertencente à Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), promoverão na próxima terça-feira, 29/04, um serviço gratuito de orientação sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025.


Essa ação pioneira, vinculada ao projeto de extensão “IRPF - Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física”, será realizada das 19h30 às 22h30, no laboratório de informática 4, localizado no bloco 9 do campus da Fumep, com a coordenação do professor Fernando Cesar Taranto.


Os cidadãos que desejarem participar devem trazer o informe de rendimentos do ano, além de comprovantes de gastos com saúde, educação, doações, previdência privada e informações sobre dependentes. Com esses documentos, os alunos oferecerão suporte para identificar o modelo de declaração mais vantajoso (completo ou simplificado) e auxiliarão no preenchimento correto.


De acordo com a professora Lucinéia Fernanda B. Belluca, coordenadora do curso, a iniciativa responde a uma necessidade da comunidade local e faz parte das atividades de extensão da graduação. “O projeto permite que os alunos coloquem em prática o que aprendem em aula, ao mesmo tempo em que oferecem um serviço valioso à população, esclarecendo dúvidas de forma acessível”, afirma.


Imposto de Renda Pessoa Física 2025 - Conforme dados da Receita Federal, já foram entregues 15.110.095 declarações do IRPF 2025 (ano-base 2024). A expectativa é que 46,2 milhões de declarações sejam recebidas até o fim do prazo. Isso significa que aproximadamente 31.089.905 declarações ainda estão pendentes. O prazo final para entrega da declaração é 30 de maio de 2025, às 23h59. Contribuintes que não entregarem dentro do prazo estarão sujeitos a uma multa de 1% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido, conforme o caso.



Publicações




bottom of page