QUEM SOMOS

A área para a instalação da Fundação foi escolhida por uma comissão nomeada em dezembro de 1967 pelo prefeito municipal através da Portaria 191. O professor Hugo de Almeida Leme foi nomeado primeiro Diretor Executivo da Fundação em 08 de março de 1968, quando foram indicados também os membros do primeiro Conselho de Curadores, presidido pelo professor Ruben de Souza Carvalho.

Na mesma data, o Decreto 694 aprovava e instituía os Estatutos da Fundação e, em 08 de fevereiro de 1969, o Conselho Estadual de Educação autorizava o funcionamento da Escola de Engenharia de Piracicaba, que iniciou suas atividades no mês seguinte com o curso de Engenharia Civil.

Em 1975, a Fundação ampliou suas instalações, preparando-se para oferecer também  cursos profissionalizantes nas áreas de Telecomunicações, Metalurgia, Mecânica e Edificações e o curso de Engenharia Mecânica que, apesar de instituído em 1979, teria início em 1980.

Três anos depois, 1983, foi criado também o Escritório Técnico de Engenharia e, no ano seguinte, com o Plano Diretor de expansão, o Conselho Estadual de Educação autorizou a incorporação pelo COTIP dos cursos técnicos de Colegial Acadêmico. Em agosto de 2012, a FUMEP implantou o CPG- Centro de Pós-Graduação.

Com o crescimento de suas unidades e a gradual incorporação de novos setores e departamentos, a FUMEP ocupa atualmente mais de 25.000 metros quadrados de área construída, espaço utilizado por suas quatro unidades de ensino cursos de nível superior, cursos de pós-graduação, cursos técnicos e mais de cursos profissionalizantes, além do Ensino Médio.

A estrutura mantém 42 laboratórios, 11 anfiteatros, salão nobre, ampla biblioteca, quadra esportiva, dois campos de futebol, cantina, restaurante, academia ao ar livre com pista de caminhada e estacionamento com 1.200 vagas.

Trata-se de uma instituição de forte tradição, comprometida com as transformações sociais, priorizando a qualidade de ensino e a formação de profissionais competentes para atender às necessidades do mercado e prestar serviço à comunidade.

Para atender a esses preceitos, a FUMEP tem como principais atribuições o estímulo e o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa e a efetivação de convênios com universidades e entidades culturais, científicas e empresariais do setor público ou privado.