top of page

MAIS DE 100 ÁRVORES SÃO PLANTADAS NA FUMEP DURANTE AÇÃO PRÉ-COP 30

Professores e alunos participaram da iniciativa
Professores e alunos participaram da iniciativa
Mudas são de espécies nativas e frutíferas
Mudas são de espécies nativas e frutíferas

O plantio de cerca de 160 mudas nativas e frutíferas marcou a abertura da programação local em alusão à COP-30, realizada na FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) no dia 17 de setembro. A ação, promovida pela AEAP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba), contou com a participação de alunos do Colégio COTIP e da Escola de Engenharia de Piracicaba, mantidos pela fundação, além de membros da equipe administrativa e conselheiros do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo). Parte de um projeto de compensação de carbono, a iniciativa, pioneira dentro do conselho, buscou integrar o conteúdo acadêmico a práticas sustentáveis no ambiente escolar.

 

Centenas de mudas foram plantadas no campus da FUMEP
Centenas de mudas foram plantadas no campus da FUMEP

Com o tema “Pré-COP 30: o que estamos fazendo?”, o evento também propôs reflexões sobre soluções sustentáveis e o papel da engenharia e da arquitetura diante dos desafios ambientais, reforçando a importância da formação de profissionais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.

 

“A escolha da FUMEP para a abertura e com essa importante parceria reforça nossa vocação acadêmica e tecnológica, além do compromisso com debates de impacto social e ambiental”, destacou o diretor-executivo, Luis Chorilli Neto. A engenheira florestal Evandra Bussolin, integrante da Comissão Permanente do Meio Ambiente do CREA-SP, também participou do encontro. “Vemos toda a mudança climática que está acontecendo, e a emissão de carbono é um dos principais fatores. Nosso deslocamento com o uso de etanol, diesel ou gasolina, por exemplo, é algo que podemos trabalhar para mitigar essa questão”, pontuou.

 

Equipe administrativa da FUMEP auxiliou no plantiou e deu exemplo aos jovens estudantes
Equipe administrativa da FUMEP auxiliou no plantiou e deu exemplo aos jovens estudantes

A programação continuou nos dias 18 e 19, na sede da AEAP, com o workshop “COP-30: Exposição de Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil”. O evento reuniu especialistas e representantes do setor para discutir soluções inovadoras e boas práticas. Os alunos também participaram como ouvintes. “É incrível pensar que, futuramente, nós seremos responsáveis pela mudança climática e pelo desenvolvimento sustentável. Foi muito gratificante e fiquei muito feliz pela oportunidade”, relatou a aluna Laura Moraes, do 3º ano do Ensino Médio.

 

Ação integrou conteúdo acadêmico a práticas sustentáveis no ambiente escolar
Ação integrou conteúdo acadêmico a práticas sustentáveis no ambiente escolar

“Discutimos temas importantes não só para mim, mas também para os meus futuros filhos, netos, para muitas outras gerações que estão por vir”, completou o colega João Pedro Oliveira. “Nosso objetivo junto aos estudantes é sempre ampliar o engajamento estudantil e aproximar os jovens das discussões sobre sustentabilidade e o futuro da construção civil, despertando neles uma visão mais crítica e consciente”, salientou a vice-diretora do COTIP, Viviane Moretti.

bottom of page