MAIS DE 100 ÁRVORES SÃO PLANTADAS NA FUMEP DURANTE AÇÃO PRÉ-COP 30
- portais0
- 19 de set.
- 2 min de leitura


O plantio de cerca de 160 mudas nativas e frutíferas marcou a abertura da programação local em alusão à COP-30, realizada na FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) no dia 17 de setembro. A ação, promovida pela AEAP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba), contou com a participação de alunos do Colégio COTIP e da Escola de Engenharia de Piracicaba, mantidos pela fundação, além de membros da equipe administrativa e conselheiros do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo). Parte de um projeto de compensação de carbono, a iniciativa, pioneira dentro do conselho, buscou integrar o conteúdo acadêmico a práticas sustentáveis no ambiente escolar.

Com o tema “Pré-COP 30: o que estamos fazendo?”, o evento também propôs reflexões sobre soluções sustentáveis e o papel da engenharia e da arquitetura diante dos desafios ambientais, reforçando a importância da formação de profissionais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.
“A escolha da FUMEP para a abertura e com essa importante parceria reforça nossa vocação acadêmica e tecnológica, além do compromisso com debates de impacto social e ambiental”, destacou o diretor-executivo, Luis Chorilli Neto. A engenheira florestal Evandra Bussolin, integrante da Comissão Permanente do Meio Ambiente do CREA-SP, também participou do encontro. “Vemos toda a mudança climática que está acontecendo, e a emissão de carbono é um dos principais fatores. Nosso deslocamento com o uso de etanol, diesel ou gasolina, por exemplo, é algo que podemos trabalhar para mitigar essa questão”, pontuou.

A programação continuou nos dias 18 e 19, na sede da AEAP, com o workshop “COP-30: Exposição de Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil”. O evento reuniu especialistas e representantes do setor para discutir soluções inovadoras e boas práticas. Os alunos também participaram como ouvintes. “É incrível pensar que, futuramente, nós seremos responsáveis pela mudança climática e pelo desenvolvimento sustentável. Foi muito gratificante e fiquei muito feliz pela oportunidade”, relatou a aluna Laura Moraes, do 3º ano do Ensino Médio.

“Discutimos temas importantes não só para mim, mas também para os meus futuros filhos, netos, para muitas outras gerações que estão por vir”, completou o colega João Pedro Oliveira. “Nosso objetivo junto aos estudantes é sempre ampliar o engajamento estudantil e aproximar os jovens das discussões sobre sustentabilidade e o futuro da construção civil, despertando neles uma visão mais crítica e consciente”, salientou a vice-diretora do COTIP, Viviane Moretti.








