1º LABORATÓRIO DE ENSAIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA DA AMÉRICA LATINA NA FUMEP

Atualizado: 20 de out. de 2023

Orçado em R$ 4 milhões, com previsão de entrega para o final de 2024, o laboratório será o primeiro da América Latina e importante ferramenta no combate aos acidentes de trabalho no segmento da construção civil.

Momento do descerramento da placa da pedra fundamental

O prefeito Luciano Almeida participou no dia 18/10, da inauguração da pedra fundamental do 1º laboratório de ensaio de equipamentos de proteção coletiva da América Latina, em evento que aconteceu na FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba).

O laboratório terá investimento de R$ 4 milhões e será credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), tendo capacidade para realizar ensaios de redes de segurança para a indústria da construção civil e perícias técnicas que atendam às demandas do MPT, atuando assim como uma importante ferramenta no combate aos acidentes de trabalho.

O prefeito Luciano Almeida disse que o laboratório vai revocacionar a forma de atuação da FUMEP

O terreno na FUMEP foi cedido pela Prefeitura e a obra será financiada pelo Ministério Público do Trabalho de Campinas (MPT), com previsão de entrega para o final de 2024.

O evento, realizado na Biblioteca da Fumep, contou com a participação de mais de 50 convidados

O evento contou com a participação de Silvio Beltramelli Neto, procurador do Ministério Público do Trabalho de Campinas; Luiz Antonio Arthuso, presidente do Conselho de Curadores da Fumep; Renato Ferreira Albuquerque, diretor executivo da Fumep; Clarice Aparecida Bragantini, diretora do Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e Eduardo Buoso, coordenador do curso de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho da Fumep, entre outros representantes da construção civil de Piracicaba e região.

O procurador Silvio Beltramelli Neto cumprimenta o prefeito Luciano Almeida

O prefeito Luciano Almeida disse que é um dos momentos mais felizes do seu mandato porque a construção do laboratório, além de ajudar de maneira eficaz a diminuir os acidentes de trabalho por meio da prevenção, trouxe para a FUMEP uma nova cultura de segurança no ambiente de trabalho que será repartida com alunos e professores.

“O processo educacional está mudando muito rápido e a criação do Laboratório no campus da FUMEP vai revocacionar a sua forma de atuação, trazendo a classe empresarial ligada à construção civil para dentro da instituição e atualizando assim a sua grade curricular”, destacou o prefeito.

Luciano Almeida, Silvio Beltramelli Neto, Clarice Bragantini e Renato Ferreira Albuquerque durante momento do evento

EXPECTATIVA – Segundo o procurador do MPT, Silvio Beltramelli Neto, a expectativa com o Laboratório de Piracicaba é grande, pois não existe nenhuma outra referência na América Latina, uma vez que ele foi idealizado por experts, tanto da área de segurança no trabalho que atuam no campo quanto no meio acadêmico, para contribuir com inovação no sentido de efetivar a redução da acidentalidade do trabalho.

“Novas ideias devem surgir aqui para a melhora de processos produtivos, sempre tendo como primeira finalidade a preservação da saúde e integridade física de quem trabalha”, frisou o procurador.

O procurador Silvio Beltramelli Neto disse que a expectativa com o laboratório de Piracicaba é grande

DEMANDA – Eduardo Buoso lembrou que existe uma demanda reprimida no segmento da construção civil por um laboratório de ensaio de equipamentos de proteção coletiva que só deve ser equalizada após meses de trabalho em pleno funcionamento.

O professor Eduardo Buoso mostra alguns equipamentos que já foram adquiridos para o laboratório

“Existe uma norma técnica que preconiza o exame das redes de segurança utilizadas na construção civil pelo menos uma vez por ano. Se você pensar quantas obras estão em andamento neste momento no país e precisam realizar este teste, terá uma percepção da quantidade de trabalho que teremos pela frente”, disse Buoso.

No laboratório serão realizados ensaios de equipamentos de proteção coletiva, utilizados na indústria da construção civil, como ensaios de redes de segurança, guarda-corpos provisórios, andaimes e cordas, entre outros.

Publicação: