DIRETORES DA EEP E COTIP, PARTICIPAM DE INICIATIVA PELA AGENDA 2030 EM PIRACICABA
- portais0
- 9 de jun.
- 2 min de leitura

O Prof. Dr. Marcelo Zambon, diretor acadêmico da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), e o Prof. Marcos Roberto Guilhem Bertanha, diretor acadêmico do Colégio COTIP, participaram na última quinta-feira, 05/06, do lançamento da iniciativa “Contribuições Caipiras para a Agenda 2030”. O evento, realizado no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq/USP, reuniu 27 representantes da comunidade de Piracicaba para promover localmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A iniciativa envolve diferentes setores da sociedade, como instituições de ensino, pesquisadores, poder público, organizações civis e escolas. Organizados em Grupos de Trabalho (GTs), cada grupo será responsável por um dos 17 ODS, elaborando propostas baseadas na realidade e saberes locais.

"É uma grande alegria e honra contar com lideranças e conexões tão inspiradoras nesta iniciativa. Nosso propósito é atuar em sintonia com a Agenda 2030, valorizando o que temos de mais genuíno e potente em nossa identidade caipira”, destacou Janaina Barretta, idealizadora e coordenadora do projeto.
A EEP e o COTIP ficaram encarregadas da liderança do GT do ODS 17, que trata de Parcerias e Meios de Implementação, compartilhada com o Instituto Federal de Piracicaba. Segundo Marcelo Zambon, cada GT contribuirá com um capítulo para um livro colaborativo, que reunirá as propostas da região para o desenvolvimento sustentável. “É uma oportunidade de oferecer nossa contribuição local para um futuro mais sustentável, com a participação de todos os agentes da Região Metropolitana de Piracicaba”, afirmou.
Marcos Bertanha destacou o compromisso do Colégio COTIP com a construção colaborativa e interdisciplinar. “Queremos trazer nossa expertise para um futuro mais justo, sustentável e participativo. A nossa experiência como professores e gestores certamente ajudará no processo de implementação das novas ideias”, declarou.
Cronograma - Os próximos passos incluem encontros mensais em julho, agosto e setembro para discussão e elaboração dos capítulos. Em outubro, os textos serão finalizados, e em novembro, versões preliminares serão apresentadas. A última etapa acontecerá com a consolidação e publicação do livro colaborativo.