top of page

ATIVIDADES PRÁTICAS ENCERRARAM O 12º TREINAMENTO PARA OPERAÇÃO SÃO PAULO SEM FOGO

O Corpo de Bombeiros apresentou materiais básicos utilizados para combater as queimadas

Foi concluído hoje, 15/05, o 12º Treinamento Preparatório para Operação São Paulo Sem Fogo, realizado no campus da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), com o objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.


O treinamento aconteceu no campus da Fumep

O evento que reuniu 107 participantes de 27 municípios da região de Campinas, foi organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais, com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba e com o 16º Grupamento de Bombeiros.


A programação desta quarta-feira consistiu em treinamento de campo ministrado pelo Corpo de Bombeiros, organizado em bases com técnicas de combate direto (fogo e abafadores), técnicas de combate indireto (abertura de aceiros) e exposição de materiais básicos necessários para uma equipe de combate a incêndio florestal.


Os participantes aprenderam a usar abafadores no combate aos incêndios

Os participantes desta oficina serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobre maneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres.


Vale ressaltar ainda que ações como as de hoje, contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2023 em todo o estado de São Paulo, de acordo com dados oficiais a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, que se comparado ao mesmo período de 2022 apresentou uma redução em torno de 86%.

 

FUMEP SEDIA O 12º TREINAMENTO PREPARATÓRIO DA DEFESA CIVIL DO ESTADO


Sidnei Furtado, Odair Mello e Renato Ferreira durante momento do evento

A Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) vai sediar até amanhã, 15/05, o 12º Treinamento Preparatório para Operação São Paulo Sem Fogo, abrangendo os 27 municípios da região de Campinas. O evento, que reúne 107 participantes, tem como objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.


Representantes de 27 municípios da região de Campinas estiveram presentes

O treinamento está sendo organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais, com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba e com o 16º Grupamento de Bombeiros.


Durante a abertura do evento hoje, 14/05, o representante da Defesa Civil da regional Campinas, Sidnei Furtado, fez um alerta importante, ressaltando que a Defesa Civil como um todo precisa se aprimorar, ter uma estrutura mais profissional para enfrentar as situações de extremos climáticos, como que está acontecendo no Rio Grande do Sul.


O evento contou com a presença de 107 participantes no 1º dia.

“As eleições estão chegando! É preciso que os candidatos contemplem a Defesa Civil em seus programas de governo com planos de contingência, verbas destinadas à contratação de agentes, treinamento e aquisição de veículos. Não podemos mais viver de improvisos”, pontuou Furtado.


Odair Luiz de Mello, diretor da Defesa Civil de Piracicaba, lembrou que o município desde 2018 acolhe estes treinamentos, seja com oficinas preparatórias para enfrentar a estiagem ou mesmo para o período de chuvas. “Todos os agentes precisam estar capacitados para enfrentar situações adversas e Piracicaba tem cumprido um papel importante ao receber representantes de 27 municípios que compõe a região de Campinas”, comentou.


Professor Renato Ferreira disse que a comunidade acadêmica precisa se envolver mais nas questões relativas à segurança da população

O prof. Renato de Albuquerque Ferreira, diretor executivo da Fumep, disse que a comunidade acadêmica precisa estar envolvida nestas questões relativas à segurança da população. “Os representantes da Defesa Civil são uma categoria especial, que merece o nosso respeito porque existe para ajudar a salvar vidas. Nada mais natural do que recebê-los com todo o carinho em nosso campus” frisou Ferreira.


PROGRAMAÇÃO – nesta terça-feira os participantes tiveram instruções técnicas referentes aos temas: Plano de Contingência e Previsão Meteorológica, Estratégias e Objetivos da Comunicação Social e Campanha São Paulo Sempre Alerta, Incêndios Florestais e a Fauna Silvestre, Saúde Pública no período de Estiagem e Regras de Segurança em deslocamento no terreno. Já a parte prática, que será ministrada na quarta-feira, consiste em um treinamento de campo ministrado pelo Corpo de Bombeiros, organizado em Bases com técnicas de combate direto (fogo e abafadores), técnicas de combate indireto (abertura de aceiros) e exposição de materiais básicos para uma equipe de combate a incêndio florestal.

 

ÁUDIOS DE ENTREVISTAS



47 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page