Foi concluído hoje, 15/05, o 12º Treinamento Preparatório para Operação São Paulo Sem Fogo, realizado no campus da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), com o objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.
O evento que reuniu 107 participantes de 27 municípios da região de Campinas, foi organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais, com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba e com o 16º Grupamento de Bombeiros.
A programação desta quarta-feira consistiu em treinamento de campo ministrado pelo Corpo de Bombeiros, organizado em bases com técnicas de combate direto (fogo e abafadores), técnicas de combate indireto (abertura de aceiros) e exposição de materiais básicos necessários para uma equipe de combate a incêndio florestal.
Os participantes desta oficina serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobre maneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres.
Vale ressaltar ainda que ações como as de hoje, contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2023 em todo o estado de São Paulo, de acordo com dados oficiais a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, que se comparado ao mesmo período de 2022 apresentou uma redução em torno de 86%.
FUMEP SEDIA O 12º TREINAMENTO PREPARATÓRIO DA DEFESA CIVIL DO ESTADO
A Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) vai sediar até amanhã, 15/05, o 12º Treinamento Preparatório para Operação São Paulo Sem Fogo, abrangendo os 27 municípios da região de Campinas. O evento, que reúne 107 participantes, tem como objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.
O treinamento está sendo organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais, com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba e com o 16º Grupamento de Bombeiros.
Durante a abertura do evento hoje, 14/05, o representante da Defesa Civil da regional Campinas, Sidnei Furtado, fez um alerta importante, ressaltando que a Defesa Civil como um todo precisa se aprimorar, ter uma estrutura mais profissional para enfrentar as situações de extremos climáticos, como que está acontecendo no Rio Grande do Sul.
“As eleições estão chegando! É preciso que os candidatos contemplem a Defesa Civil em seus programas de governo com planos de contingência, verbas destinadas à contratação de agentes, treinamento e aquisição de veículos. Não podemos mais viver de improvisos”, pontuou Furtado.
Odair Luiz de Mello, diretor da Defesa Civil de Piracicaba, lembrou que o município desde 2018 acolhe estes treinamentos, seja com oficinas preparatórias para enfrentar a estiagem ou mesmo para o período de chuvas. “Todos os agentes precisam estar capacitados para enfrentar situações adversas e Piracicaba tem cumprido um papel importante ao receber representantes de 27 municípios que compõe a região de Campinas”, comentou.
O prof. Renato de Albuquerque Ferreira, diretor executivo da Fumep, disse que a comunidade acadêmica precisa estar envolvida nestas questões relativas à segurança da população. “Os representantes da Defesa Civil são uma categoria especial, que merece o nosso respeito porque existe para ajudar a salvar vidas. Nada mais natural do que recebê-los com todo o carinho em nosso campus” frisou Ferreira.
PROGRAMAÇÃO – nesta terça-feira os participantes tiveram instruções técnicas referentes aos temas: Plano de Contingência e Previsão Meteorológica, Estratégias e Objetivos da Comunicação Social e Campanha São Paulo Sempre Alerta, Incêndios Florestais e a Fauna Silvestre, Saúde Pública no período de Estiagem e Regras de Segurança em deslocamento no terreno. Já a parte prática, que será ministrada na quarta-feira, consiste em um treinamento de campo ministrado pelo Corpo de Bombeiros, organizado em Bases com técnicas de combate direto (fogo e abafadores), técnicas de combate indireto (abertura de aceiros) e exposição de materiais básicos para uma equipe de combate a incêndio florestal.
ÁUDIOS DE ENTREVISTAS
Publicações
Comentarios