PROJETO NO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

A professora Patrícia Tolaine do Amaral, da disciplina Fundamentos do Concreto, propôs aos seus alunos um projeto para a execução de vigas em concreto armado com capacidade de resistir a impactos crescentes durante ensaios de carregamento dinâmico.

Esse projeto envolveu os alunos do 7º semestre, contando também com a participação de parte da turma do 9º semestre.

No laboratório de Materiais da Construção Civil, a professora da disciplina, Maria José Zagatto (Zezé), discorreu sobre o processo de concretagem durante a aula do dia 14 de maio e, com o auxílio do engenheiro Fábio Lara (ex-aluno), os alunos moldaram as vigas que participaram do concurso.

No dia 06 de junho, realizaram-se os ensaios visando o rompimento das vigas através de um equipamento desenvolvido pelo técnico de laboratório André Campioni. Ele propiciou a construção de um equipamento simples, porém muito engenhoso, com perfeito funcionamento. Ressalte-se que os técnicos de laboratório, Claudemir Formaggio e Daniel Rodrigues Carlos, também tiveram importante parcela de contribuição para o evento.

A realização desse projeto foi um enorme sucesso graças a participação conjunta e empenho de professores, alunos e técnicos.

Deve-se registrar também a colaboração do nosso diretor acadêmico, professor Edson Pigoretti e do coordenador do curso de engenharia civil, professor Milton Rontani Jr. pelo suporte ao evento.

SOBRE O PROJETO

• Aplicar conhecimentos básicos de Resistência dos Materiais, Teoria das Estruturas e Fundamentos do Concreto para resolver problemas da Engenharia.

• Projetar sistemas estruturais simples.

• Colocar em prática o que é estudado e abordado em sala de aula.

• Estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competividade.

A equipe vencedora foi a que conseguiu a maior carga de ruptura.

RESULTADOS ESPERADOS

Através do desafio proposto espera-se:

• esclarecer o que é uma estrutura;

• identificar os principais componentes de uma viga;

• explicar os conceitos fundamentais da engenharia estrutural: força, carga, reação, equilíbrio, tração, compressão;

• explorar como uma viga trabalha para suportar a carga;

• ver como a qualidade de construção afeta o desempenho da estrutura.

Conheça o curso de Engenharia Civil da EEP <CLICANDO AQUI>