PARCERIA ENTRE CEPP E SEMAE TREINA MAIS DE 130 SERVIDORES EM DIREÇÃO DEFENSIVA
- portais0
- há 5 horas
- 2 min de leitura

A segurança no trânsito ganhou reforço entre os servidores do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba. Em uma parceria com o CEPP (Centro de Educação Profissional de Piracicaba), mantido pela FUMEP (Fundação Municipal de Ensino) e vinculada à Prefeitura de Piracicaba, cerca de 130 colaboradores participaram de um curso de Direção Defensiva, ministrado nas dependências do Semae, no anfiteatro do Museu da Água.
Divididos em três turmas, os treinamentos aconteceram nos dias 7, 8 e 17 de outubro, com carga horária de 8h por turma, distribuídas em dois períodos: manhã e tarde. A ação faz parte de uma iniciativa interna do Semae voltada à prevenção de acidentes de trânsito, especialmente para servidores que atuam diretamente com a condução de veículos oficiais.
Os conteúdos foram ministrados pelo professor Claudemir de Moraes, técnico em Segurança do Trabalho, tecnólogo em Gestão Pública, e instrutor e examinador de trânsito. Os temas abordados incluíram conceitos de direção defensiva, legislação de trânsito, normas de circulação e conduta, além de noções de primeiros socorros, com foco em atendimento a vítimas de acidentes.
“A proposta do curso vai muito além do cumprimento de regras. Ele propõe uma mudança de atitude no trânsito, estimulando a consciência e a responsabilidade dos motoristas que representam o serviço público diariamente nas ruas”, destacou o gerente do CEPP, Felipe Róger Vitor.
Ele enalteceu ainda que o curso reforçou o compromisso do CEPP com a formação contínua de profissionais, especialmente quando o tema envolve a segurança da população e dos próprios servidores. “Trabalhar com capacitações como essa, voltadas à segurança no trânsito, é investir diretamente em qualidade de vida e no bom funcionamento dos serviços públicos”, enalteceu.
Além das técnicas de condução em situações adversas e das normas específicas de trânsito, a capacitação enfatizou a importância do uso do cinto de segurança, bem como os riscos e penalidades relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas na direção.
A expectativa, segundo o gerente da unidade, é de que novos cursos voltados à segurança e à formação continuada sejam oferecidos em breve para outros setores da administração pública municipal.