NÚCLEO DE INOVAÇÃO NA FUMEP ABRE NOVAS PERSPECTIVAS AOS ALUNOS

Atualizado: 4 de ago. de 2022

Salão Nobre da FUMEP

NAGI vai integrar alunos, professores, empresários, investidores e empreendedores, alterando o perfil da educação e dos profissionais envolvidos

no processo

“Os alunos devem sair da universidade com perfil empreendedor, prestando serviços e abrindo seus próprios negócios”. Com esta frase, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, resumiu o impacto que o NAGI- Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação, inaugurado nesta quinta-feira, 28, nas dependências da FUMEP- Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, terá no processo de formação do aluno e de sua inserção no mercado de trabalho.

Prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida

Ele explica que, na prática, o NAGI é uma extensão do HUB Piracicaba, plataforma pública instituída em 2021 no Parque Tecnológico de Piracicaba para apoiar o desenvolvimento de empreendedores e acelerar a criação de empresas de base tecnológica (as chamadas “startups”), numa iniciativa da Prefeitura Municipal por meio da SEMDETTUR – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com apoio da FUMEP e do SIMESPI- Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições.

Segundo o prefeito, como braço do HUB Piracicaba na FUMEP, o NAGI vai conectar alunos e professores da instituição de ensino e pesquisa, ambientes de inovação, corporações, 3º setor, agentes de fomento, investidores, poder público e comunidades, com a perspectiva de impulsionar a geração e atração de novos negócios, emprego e renda para Piracicaba e Região Metropolitana. “Trata-se de mais um espaço de oportunidades para o desenvolvimento de projetos e ideias”, disse o prefeito ao defender a cultura da inovação e do empreendedorismo que deverá ser incorporada ao perfil educacional.

Anfitrião durante a inauguração, o diretor executivo da FUMEP, Prof. Renato de Albuquerque Ferreira, lembra que o desafio da academia será transformar as solicitações, problemas e dificuldades apresentadas pela indústria em soluções inovadoras.

Prof. Renato de Albuquerque Ferreira, Diretor Executivo da FUMEP

“Neste processo, caberá ao SIMESPI levantar as demandas de inovação e recursos humanos e trazê-las para a academia, via NAGI, abrindo aos alunos a oportunidade de transformar os temas propostos em TCCs de forma a inseri-los, de fato, na realidade atual de mercado, com apoio e orientação dos professores para que o conhecimento se transforme em idéias, projetos e ações inovadoras”, disse Prof. Renato.

O agente de inovação da SEMDETUR, Pedro Chamochumbi, revela que o NAGI passa a oferecer aos empreendedores integrados infraestrutura de coworking, estrutura de wifi público, salas para reuniões, espaço de suporte para eventos e laboratórios da FUMEP como mix de apoio tecnológico ao desenvolvimento das inovações.

Luciano Almeida (Prefeito Piracicaba), Renato de Albuquerque Ferreira (FUMEP), Pedro Chamochumbi (HUB Piracicaba), Gilberto Carlos Felippe (SIMESP) , José Luiz Guidotti Jr (SEMDETTUR) e Josué Adam Lazier ( PIRA21)

Além da estrutura física, o NAGI atua também no modelo digital, disponibilizando uma série de serviços oferecidos em ambiente digital de forma que o empreendedor tenha acesso a editais de inovação que disponibilizam recursos, cursos de qualificação e capacitação na área de tecnologia, integração com investidores para formalizar relação e iniciar dialogo para potencial investimento, além de mentorias e informações sobre evento e agenda do ecosistema local de inovação.

“ Trata-se de uma estrutura completa de serviços que tem como objetivo alavancar o desenvolvimento de negócios em estágio inicial para que gerem resultados e impactos socioeconômicos a curto e médio prazos”, considerou Chamochumbi.

Segundo ele, o NAGI disponibilizará também novos serviços de apoio à gestão da inovação como engenharia de processos, design de produtos, programas de inovação aberta, treinamento e capacitação, pesquisa inovativa, ensaios laboratoriais, e prototipação ágil envolvendo manufatura básica e avançada.

Empresários, Empreendedores de Piracicaba, Colaboradores da Prefeitura e da FUMEP

“Sejam bem-vindos ao futuro; pois este é o nosso presente para Piracicaba neste 1º de agosto”, finalizou o agente de inovação.

Simulador de asa-delta em realidade virtual é destaque no evento