top of page

MOSTRA DO COTIP DESTACA SABERES CULTURAIS E TÉCNICOS DOS ESTUDANTES

Projeto de Vitor Fogaça abordou a presença marcante das línguas africanas na construção do português brasileiro
Projeto de Vitor Fogaça abordou a presença marcante das línguas africanas na construção do português brasileiro

A Mostra Cultural e Tecnológica do Colégio COTIP, unidade mantida pela FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e vinculada à Prefeitura de Piracicaba, movimentou a manhã do último sábado (11), reunindo alunos, familiares, funcionários, empresas parceiras e comunidade externa. O evento, já tradicional no calendário escolar, evidenciou o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento por meio da pesquisa, da criatividade e da interdisciplinaridade.

ree

 

Distribuída em dez salas temáticas, além dos laboratórios e do hall de entrada da escola, a mostra apresentou projetos desenvolvidos pelos alunos com base em temas atuais e de relevância social, cultural e tecnológica.

 

Entre os trabalhos, se destacou o projeto do aluno Vitor Fogaça, do 2º ano do Ensino Médio e Técnico em Informática. Ele explorou a influência das línguas africanas no português falado no Brasil, evidenciando como o contato com diferentes famílias linguísticas africanas deixou marcas profundas no vocabulário, na sonoridade e na estrutura do idioma oficial do Brasil.


ree

“Nossa língua é fruto da miscigenação cultural. Esse processo ajudou a construir a identidade linguística do Brasil, tornando o nosso idioma único em comparação ao português europeu”, explicou o estudante, que também propôs uma dinâmica interativa na qual os visitantes eram desafiados a descobrir quais palavras do português têm origem em línguas africanas.

 

Unindo tecnologia e agronomia, quatro alunos do 3º ano do Ensino Médio e Técnico em Mecatrônica desenvolveram um sistema de monitoramento de temperatura e umidade voltado ao campo, utilizando o microcontrolador ESP32. O projeto tem como foco auxiliar pequenos agricultores, promovendo maior eficiência no cultivo e na colheita. De acordo com o estudante Eduardo Francisco Quatrini, o sistema, se aplicado na prática, poderia identificar fatores que impactam diretamente a produção agrícola.

“Ele seria benéfico para a sociedade por aumentar a produtividade e a eficiência dos pequenos agricultores, reduzindo a necessidade de mão de obra e fortalecendo a economia rural. Com isso, a qualidade dos alimentos poderia ser aprimorada, resultando em produtos mais acessíveis para a população”, disse Quatrini. O projeto foi desenvolvido em parceria com os colegas Arthur Ferreira dos Santos, Marcelo Henrique Bran Basso e Lucas Ricci Cétolo.


Para o coordenador dos cursos técnicos do Colégio COTIP, Elias Bento, a Mostra Cultural e Tecnológica tem como principal objetivo integrar teoria e prática, estimulando a curiosidade intelectual, o trabalho em equipe e a reflexão crítica. “Cada projeto refletiu o comprometimento dos alunos com a pesquisa, a interdisciplinaridade e o olhar crítico sobre temas históricos e sociais”, salientou.

 

O diretor acadêmico da escola, Marcos Bertanha, também elogiou o desempenho dos alunos e ressaltou o alto nível de criatividade apresentado nas exposições. “O mais bonito de tudo isso é ver como os nossos alunos conseguem transformar conhecimento em algo vivo, criativo e relevante. A criatividade que trouxeram para os projetos mostrou não só talento, mas também um olhar muito maduro sobre o mundo ao redor”, afirmou.


 



Publicado em 03/10/25


COTIP: PESQUISA E INOVAÇÃO EM DESTAQUE NA MOSTRA CULTURAL E TECNOLÓGICA

ree

No próximo dia 11 de outubro, a partir das 8h, o Colégio COTIP promove mais uma edição de sua tradicional Mostra Cultural e Tecnológica. Com entrada gratuita, o evento tem como objetivo integrar estudantes do ensino médio e técnico, além de envolver toda a comunidade escolar na criação e apresentação de projetos que estimulam habilidades manuais, pesquisa e inovação.


A mostra é realizada anualmente pela instituição, mantida pela Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP) e vinculada à Prefeitura de Piracicaba. Segundo o coordenador /do Curso Técnico do COTIP, Elias Bento, o evento “reúne trabalhos que evidenciam o protagonismo dos alunos, aliando conhecimento técnico, criatividade e compromisso social”.


“É um momento em que os estudantes colocam em prática o que aprendem em sala, enfrentam desafios reais e demonstram maturidade ao apresentar soluções. A mostra é resultado de muito esforço, pesquisa e dedicação”, comenta.

Trabalhos evidenciam o protagonismo dos alunos
Trabalhos evidenciam o protagonismo dos alunos

O coordenador destaca ainda a presença de empresas parceiras, que compartilharão produtos, serviços, projetos, tecnologias, metodologias ou iniciativas sociais que fazem diferença em suas áreas de atuação. “Essa aproximação com o setor produtivo é fundamental. As empresas contribuem com conhecimento prático e mostram para a comunidade como a teoria se conecta com o mercado. É uma troca rica, que amplia horizontes e inspira novas possibilidades”, destaca.


Além disso, uma praça de alimentação será montada, com restaurante e food-trucks, oferecendo opções variadas ao público visitante.


bottom of page