87 ALUNOS DISPUTARAM A MARATONA REGIONAL DE PROGRAMAÇÃO NA EEP

Das 7 às 20 horas do sábado, 08/10/22, os Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação da EEP/FUMEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) receberam 87 alunos de universidades e faculdades das cidades de Piracicaba, São Carlos, Rio Claro e Campinas.

Divididos em 28 grupos, eles disputam a 27ª Maratona de Programação organizada pela SBC- Sociedade Brasileira de Computação para promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções em software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

“Instituições e grandes empresas da área têm valorizado alunos que participam da Maratona”, considerou o coordenador do curso de Ciência da Computação da EEP, Prof. Clerivaldo José Roccia.

Ele explica que esta é uma das fases regionais da Maratona, que ocorrem simultaneamente em todo a América do Sul, mobilizando milhares de alunos de cursos de graduação ou pós-graduação na área de Computação e afins. “Esta é a quinta vez que a EEP sedia o evento devido à estrutura de acolhimento da Instituição”, lembrou.

Segundo Roccia, a EEP participa com três grupos ao lado de representantes da USP, UFSCAR, Unicamp e IFSP Piracicaba. “Eles competem para solucionar problemas utilizando programação de computadores”, revela o coordenador, lembrando que cada time é composto por três estudantes que dividem um único computador para solucionar os problemas propostos na competição.

"São problemas que exigem soluções criativas, demandando raciocínio lógico e conhecimentos em diversas áreas relativas à programação de computadores, como linguagens de programação, estruturas de dados, análise de complexidade de algoritmos e conhecimentos gerais de matemática”, disse, desejando bom desempenho à equipe da casa.

Neste ano, o time vencedor foi da Unicamp, que ficou com o 2º lugar da América do Sul