FUMEP TERÁ LABORATÓRIO PARA EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS; DELEGAÇÃO DO IPT VISITOU AS OBRAS NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA
- portais0
- 2 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jun.

A Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), recebeu na última sexta-feira, 30/05, a visita de um grupo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, que veio conhecer as obras do Laboratório para Avaliação de Equipamentos e Operações Agrícolas que está sendo construído no campus em Piracicaba. O encontro também serviu para estreitar o relacionamento com o novo diretor-executivo da FUMEP, Luís Chorilli Neto, empossado no início de maio e para reafirmar o desejo das duas instituições de continuar estabelecendo parcerias nas áreas de geração de produtos, processos e serviços inovadores, além da transferência e da difusão de tecnologia.
O IPT de São Paulo esteve representado por Adriano Marim de Oliveira - diretor de operações das unidades de negócios, Aline Furtado - assessora da diretoria de operações e de expansão territorial, Flavia Maria Abrão Villas Boas - assessora da diretoria de operações e gerente de suporte a gestão, João Carlos Sávio Cordeiro, - diretor da unidade de negócio Energia, Sergio Francisco Dela Antonio - gerente técnico e José Gabriel Vicente - pesquisador sênior responsável pela implantação do núcleo de Piracicaba

LABORATÓRIO - Com previsão de entrega para outubro deste ano, o Laboratório para Avaliação de Equipamentos e Operações Agrícolas, obra executada com verba do Governo do Estado, vai avaliar a resistência e o desempenho de estruturas de proteção contra capotamento (ROPS) instaladas em tratores agrícolas e florestais, conforme especificado no Código OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), por meio de ensaios estáticos. Esses ensaios visam verificar a capacidades de ROPS de absorver energia e suportar forças aplicadas (longitudinais, laterais e de esmagamento) sem comprometer a zona de segurança do operador, garantindo conformidade com padrões internacionais de segurança.
Adriano Marim de Oliveira afirmou que o IPT possui um plano de expansão territorial para ampliar sua atuação, e o núcleo em Piracicaba já desempenha esse papel. “Além do laboratório em construção, já temos um escritório de negócios na cidade. Aproveitamos a liderança natural de Piracicaba para oferecer soluções tecnológicas à indústria sucroenergética no estado de São Paulo”, enfatizou Oliveira.
Publicação Tribuna Piracicabana