top of page

PROFESSOR LAHÓZ LEMBRA QUE O EMBRIÃO DO CONSÓRCIO PCJ COMEÇOU A SER GERADO DENTRO DA FUMEP/EEP

Atualizado: 16 de abr.


 

De passagem por Piracicaba para participar da 33ª Reunião Ordinária dos Comitês das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ), que aconteceu na última sexta-feira, dia 28/03 no campus da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), o professor Francisco Lahóz fez questão de ressaltar que o embrião do Consórcio PCJ, do qual ele ocupa o cargo de secretário- executivo, começou a ser gerado dentro das dependências da própria FUMEP/EEP ainda no ano de 1993.


“Foi nesta data que o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) lançou um Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos para a Bacia do Rio Piracicaba, permitindo que representantes do corpo docente da FUMEP/EEP, que sediava o evento, elaborasse uma síntese desse documento”, destacou o professor.


Prof. Lahóz, à direita, durante reunião da câmara técnica de planejamento
Prof. Lahóz, à direita, durante reunião da câmara técnica de planejamento

Segundo Lahóz essa ação, levou ao lançamento da “Campanha Ano 2000 - Redenção Ecológica do Rio Piracicaba”, que foi um movimento iniciado em Piracicaba, com total apoio e cobertura da comunidade acadêmica da FUMEP/EEP.  Ele inclusive confirmou que a referida campanha resultou na criação do Consórcio PCJ, em 1989, que por meio de parcerias regionais, nacionais e internacionais, permitiu a aprovação de legislações na área de Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente, para o Estado de São Paulo e Brasil.


Essas leis permitiram a criação de um Sistema de Gerenciamento para essas áreas.  Dessa forma surgiram os Comitês das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ), que se constitui em um exemplo de “Parlamento das Águas”. “Foi essa criatividade incrível da região, que fundou o Comitê PCJ São Paulo em 1993, depois o PCJ Federal em 2002 e o PCJ Mineiro em 2008. A partir daí passando a atuar de forma integrada e eficiente como Comitês PCJ”, frisou Lahóz

 

PORTAS ABERTAS - O diretor-executivo da FUMEP, professor Renato de Albuquerque Ferreira disse que foi um prazer receber a 33ª Reunião Plenária do PCJ, que elegeu por unanimidade o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, como presidente dos colegiados para o mandato 2025-2027. “A FUMEP/EEP possui uma ligação embrionária com o Consórcio PCJ e as portas da nossa instituição estarão sempre abertas para receber eventos que promovam e invistam em ações que garantam o gerenciamento dos nossos recursos hídricos, ” ressaltou Ferreira.




bottom of page