ALUNOS SURPREENDEM E APRESENTAM 15 PONTES TRELIÇADAS EM BAMBU DURANTE CONCURSO NA FUMEP/EEP

Atualizado: 28 de jun. de 2023

Os alunos aproveitaram cada segundo das aulas para questionar os professores em busca das melhores soluções

Imaginem a exposição de 15 pontes treliçadas confeccionadas em bambu, em diversos formatos, com no máximo 50cm de largura por 30cm de altura. Agora, imaginem essas mesmas pontes sendo destruídas para verificar qual delas suporta o maior peso antes de se romper.

Pois foi exatamente o que aconteceu na manhã do último dia 19, sábado, quando alunos de vários semestres do curso de Engenharia Civil da FUMEP/EEP se desafiaram durante o Campeonato de Pontes de Bambu, realizado no salão nobre da Instituição com a presença de alunos, professores, pais, amigos e familiares que vibravam a cada apresentação.

Os alunos formaram grupos com até cinco integrantes e, com o apoio de professores orientadores, tiveram como desafio construir pontes com o peso máximo de 230gramas, utilizando bambu ou mesmo palito de churrasco; cola branca, de madeira ou cola quente; e barbante para amarrar.

O evento contou com patrocínio da Marth Engenharia e mobilizou os alunos bem antes do evento, período em que passaram avaliando como construiriam suas pontes, com base nos conhecimentos teóricos e na criatividade para ultrapassar barreiras ao proporem a criação de estruturas diferenciadas.

“Os alunosaproveitaram cada segundo das aulas para questionar os professores em busca das melhores soluções; levando em considerações os processos de rigidez, engaste e vão livre, que constituíram as maiores preocupações”, disse a Profª Patrícia Tolaine do Amaral, organizadora do evento ao lado Prof. Milton Rontani Júnior, coordenador acadêmico do curso de Engenharia Civil; e prof.Antônio Carlos Silveira Coelho, articulador do Campeonato na FUMEP/EEP.

Eles revelam que o Campeonato de Pontes de Bambu integra a programação organizada para reverenciar o Dia do Engenheiro Civil, 25 de outubro. “A data contou com palestra do presidente do CREA/SP, Vinícius Marchese, e do Eng. Fábio Ribeiro, no dia 03 de novembro; apresentação de TCCs da turma do 5º ano, no dia 04 de novembro; e agora, o Campeonato de Pontes de Bambu”, disseram.

Para eles, projetos como este somam conhecimentos teóricos aplicados na prática. “Apesar de protótipos, as pontes construídas exigiram a aplicação de conceitos vistos com os professores em sala de aula, testando conhecimentos, habilidade, trabalho em equipe, organização, disciplina e planejamento”, afirmaram ao parabenizar os alunos Rodrigo Abel; Jhulia Ramos e Amanda Parolina; e Amanda Dechen; todos do 8º semestre do curso de Engenharia Civil, classificados respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugares.