COMITIVA DA FUMEP VISITA A SEDE DO IPT EM SÃO PAULO

Uma comitiva da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), formada por coordenadores e professores, visita hoje, 18/04, a sede do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), localizada no bairro do Butantã em São Paulo.

O principal objetivo da viagem é conhecer a infraestrutura laboratorial e algumas das equipes multidisciplinares do IPT, para assim poder planejar os projetos de pesquisa e desenvolvimento de base científico-tecnológica que poderão ser desenvolvidos na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) nos próximos anos.

Importante ressaltar que a Fumep e o IPT assinaram recentemente um contrato de parceria que prevê aliança estratégica na geração de produtos, processos e serviços inovadores, além da transferência e da difusão de tecnologia.

O diretor executivo da Fumep, prof. Renato de Albuquerque Ferreira, classificou a visita como essencial para conhecer as quatro áreas de atuação do IPT, sendo elas   pesquisa, desenvolvimento & inovação, serviços tecnológicos, serviços metrológicos e educação em tecnologia.

“A ideia é replicar toda a expertise do IPT no campus da Fumep em Piracicaba, por meio de um trabalho de consultoria para resolução de problemas das empresas e indústria da RMP ou mesmo no desenvolvimento de produtos e processos que fortaleçam o nosso ecossistema de inovação”, frisou Ferreira.

O pesquisador sênior do IPT, Gabriel Vicente, que já está atendendo no campus da Fumep, disse que a ida para São Paulo é um importante passo para promover uma maior interação entre as duas entidades.

“A visita vai desenvolver uma aproximação entre as pessoas-chave da Fumep e do próprio IPT e assim estimular os projetos de pesquisa e desenvolvimento de base científico-tecnológica, além de ampliar ações de suporte aos serviços de gestão e empreendedorismo”, destacou Vicente.

Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - cria e aplica soluções tecnológicas para setores da economia, governos e sociedade em apoio à superação de desafios. Vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, colabora para o desenvolvimento nacional desde 1899. Seu campus em São Paulo possui 67 prédios distribuídos em 113 mil m² de área construída.