PROFESSOR DA EEP DISCUTE COMBATE ÀS PERDAS HÍDRICAS NO CONSÓRCIO PCJ
- portais0
- 17 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

O Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) realizou, em 6 de novembro, um encontro para reativar o Grupo Regional de Combate às Perdas Hídricas, reunindo gestores públicos, serviços de água e empresas do setor no auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste (SP). O objetivo foi fortalecer o intercâmbio de experiências e discutir estratégias que reduzam o desperdício de água nas Bacias PCJ.
A programação técnica teve a participação do engenheiro e professor Daniel Manzi, da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), instituição mantida pela Fundação Municipal de Piracicaba (FUMEP) e vinculada à Prefeitura de Piracicaba, que apresentou o tema “Como as perdas acontecem: tecnologias e estratégias para controle de perdas reais e aparentes”. Ele destacou a relevância de tecnologias voltadas ao monitoramento e controle de vazamentos, mas ressaltou que “existem muitas tecnologias de aplicação no setor, porém, elas não reduzem a necessidade da boa técnica aplicada pelos profissionais da área”, reforçando a importância de capacitação contínua.
Veja mais:
Manzi também contextualizou o novo cenário do setor após a revisão do marco legal do saneamento. “O contexto de controle de perdas no Brasil está passando por um momento novo e desafiador, desde 2020, com a revisão do marco legal que definiu perdas como indicador obrigatório de metas nos contratos de concessão”, explicou, lembrando que a escassez hídrica tem afetado o país e as Bacias PCJ.

O evento contou ainda com a participação internacional de Cédric Banliard, do Escritório Internacional da Água (OIEau), da França, que apresentou a experiência do Centro de Treinamento de Limoges, referência mundial em qualificação de profissionais do setor. O engenheiro Antônio Eduardo Giansante, responsável pela tradução, destacou que “é possível avançar na gestão e na prestação mais eficiente dos serviços de saneamento”, defendendo a importância da capacitação constante.
Representando o presidente do Consórcio PCJ, o vice-presidente para Assuntos Institucionais e prefeito de Pedreira, Fábio Vinicius Polidoro, reforçou a importância do tema. “Um dos grandes temas que aflige as cidades e toda a região é o controle de perdas hídricas”, afirmou, defendendo mais acesso a informações e capacitação.
O coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Aguinaldo Brito Júnior, lembrou que o Grupo de Perdas já contribuiu para avanços importantes e que, a partir de 2026, reuniões periódicas serão retomadas para discutir soluções inovadoras.
No encerramento, o secretário executivo do Consórcio PCJ e também professor da EEP, Francisco Lahóz, destacou o papel dos municípios e empresas no uso responsável da água. “Nós temos de começar a fazer a nossa lição de casa, e ela se inicia pelo combate às perdas nas redes de abastecimento”, afirmou.








