Atividade demonstrou como são feitas as medições das vazões do Rio
Alunos do curso de Pós-Graduação em Gerenciamento dos Recursos Hídricos da EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba promoveram visita técnica à Estação Telemétrica localizada às margens do Rio Piracicaba, em região próxima ao Casarão do Turismo, para acompanhar de perto o processo de medição da vazão da água do rio por meio de modernos equipamentos de ultrassom.
“Foi uma experiência fantástica, pois revelou aos alunos a riqueza e a importância dos dados oferecidos pela Estação para a realização de projetos e estudos e o monitoramento das intercorrências climáticas naquele local e região”, considerou a Profª. Sandra Uemura, da disciplina de Monitoramento Hidrológico.
Ela acompanhou os alunos na visita, que contou também com a presença de técnicos da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), responsáveis pela manutenção periódica dos equipamentos instalados na Estação, bem como pela verificação do funcionamento das informações coletadas e transmitidas.
Segundo a Profª Sandra Uemura, existe uma grande curiosidade por parte da população em relação às formas como as vazões dos rios são medidas. “A tecnologia avançou muito nesse setor, porém, metodologias simples como a leitura da régua limnimétrica instalada na margem do Rio Piracicaba, continuam sendo uma fonte importante de informações para estimativa das vazões que passam pelo trecho do curso de água no qual estão instaladas”, considerou.
Ela explica que o processo consiste na instalação de lances de réguas em uma das margens de um curso d’água e, através de equipamentos específicos como molinetes ou medidores de vazão por ultrassom, as medições são realizadas em diferentes níveis de água com o intuito de se obter a “curva chave”, que relaciona o valor da leitura da régua com a vazão permitindo estimar o valor da vazão de água que está passando no rio naquele momento.
Para o Professor Francisco Lahóz, coordenador do Curso de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, “essa foi uma oportunidade única e imperdível para os alunos, por associar a demonstração prática de uma importante ação de levantamento de informações para o monitoramento hidrológico, com o ato de vislumbrar a aferição dos equipamentos por especialistas. “É importante incentivar essas práticas acadêmicas presenciais”, disse.
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