ALUNOS DO COTIP SE DESTACAM NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM

Atualizado: 2 de abr.

Maria Luísa Amorim dos Santos, Gabriel Forti Rossi e Giulia Bertanha, alunos do Cotip

Três alunos do Colégio Cotip se destacaram na prova de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2023, na categoria treineiros, conforme resultado divulgado pelo Ministério da Educação na semana passada. Maria Luísa Amorim Santos, 17 e Giulia Bertanha, 16, obtiveram a incrível marca de 920 pontos, enquanto que Gabriel Forti Rossi, 16, fez 820 pontos.

O tema da redação do ENEM de 2023 foi “Desafios para o enfretamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” cuja nota máxima foi estipulada em 1.000 pontos.

O diretor acadêmico do Cotip, professor Marcos Roberto Bertanha, disse que o excelente desempenho é resultado de muita dedicação e estudo por parte dos alunos, assim como pelo excelente trabalho de preparação comandado pela professora de redação, Maria de Lourdes Sanches.

“Vale a pena lembrar que eles prestaram a prova na categoria treineiros, portanto terão mais um ano para se aprimorar nos estudos e quem sabe conseguir um resultado ainda melhor na próxima prova do ENEM”, frisou Bertanha.

ALUNOS - Maria Luísa Amorim Santos que atingiu a marca de 920 pontos, creditou a sua performance à atuação da professora Maria de Lourdes Sanches. “Ela me ensinou algumas noções básicas de redação como operadores argumentativos e repertório, além de incentivar a leitura para o desenvolvimento do nosso senso crítico”, frisou Maria Luísa.

Giulia Bertanha, que também atingiu a marca de 920 pontos, disse que o resultado foi uma surpresa e que ela imaginava pontuar no máximo entre 700 e 800 pontos. Na sua preparação ela estudou os três últimos temas da redação do ENEM para se adequar ao estilo da prova. “No dia do exame procurei elencar todos os tópicos de coerência atrelados ao tema proposto, para depois começar a redação propriamente dita”, destacou Giulia.

Gabriel Forti Rossi, que obteve 820 pontos, achou que tinha ido muito mal na redação do ENEM, tanto que alertou os seus pais sobre essa possibilidade ao término da prova. “Inicialmente achei o tema proposto bem complicado. Sendo assim, primeiro eu fiz metade da prova, respondendo 45 perguntas, para depois me dedicar à redação. Ao escrever a introdução os argumentos foram surgindo naturalmente e assim consegui concluir o texto com sucesso”, enfatizou Gabriel.