top of page

MAIS DE 70 PESSOAS PARTICIPARAM DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA 1ª TURMA DA ENGENHARIA CIVIL

Atualizado: 1 de dez. de 2023


Foto oficial dos alunos e professores

Durante o evento alguns professores foram homenageados; a cerimônia contou com a presença do secretário de Educação Bruno Roza

Mais de 70 pessoas participaram na última sexta-feira, 24/11, do evento comemorativo aos 50 anos de formatura da 1ª turma de Engenharia Civil da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), o chamado jubileu de ouro. Realizado no Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino (Fumep) o evento reuniu ex-alunos, professores da época, familiares e convidados.

Mais de 70 pessoas participaram do evento no Salão Nobre

Na oportunidade foram homenageados os professores Antonio Mauro Ferraz de Negreiros, João Chaddad, José D’Amico Neto, Marli de Bem Gomes e Pedro Negri.

Prof. Renato homenageia os professores

O secretário de Educação Bruno Roza, que representou o prefeito Luciano Almeida, disse que a Fumep é um patrimônio de Piracicaba que deve ser preservado, apoiado e incentivado e mostra como o município está bem servido na área de graduação e pós-graduação. “Fico feliz por estar aqui hoje neste momento de celebração. Isso mostrar que a Educação em Piracicaba possui raízes fortes e robustas”, destacou Roza.

O secretário Bruno Roza disse que a Fumep é um patrimônio de Piracicaba

O diretor-executivo da Fumep, prof. Renato Albuquerque Ferreira, revelou que “abraçou” o evento comemorativo aos 50 anos da 1ª turma de Engenharia Civil da EEP por entender que essa era uma maneira eficaz de preservar a história. “Além de respeitar o passado, destacamos a relevância da EEP para as gerações futuras que buscam uma educação sólida e contextualizada na área de Exatas”, frisou Ferreira.

Renato Ferreira, Ricardo Bortolai, Antonio Fraletti e José Roberto de Oliveira

Ex- Alunos – Ricardo Bortolai, um dos organizadores do evento, não escondeu a sua emoção ao contar histórias da turma que estudou na EEP no período de 1969 a 1973. Mostrando ainda ter excelente memória, ele descreveu fatos envolvendo funcionários, professores além dos próprios colegas da turma de Engenharia, para deleite do público presente.

Ricardo Bortolai lembrou de histórias envolvendo professores e funcionários

Edison Roberto da Silva Lavoura disse que estava extremamente feliz em poder rever os colegas no jubileu de ouro da sua formatura, destacando que a classe sempre foi muita unida e participativa. “Importante destacar que a gente teve o privilégio de contar com professores brilhantes, muitos deles da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz. (Esalq/USP), que foram fundamentais na nossa formação profissional”, revelou Lavoura.

Edison Lavoura disse que os professores da EEP foram fundamentais na sua formação profissional

Francisco Reinaldo Consigliero se assustou com o tamanho do campus quando chegou para a cerimônia comemorativa, lembrando de como a Fumep foi crescendo com o passar do tempo. “Me sinto orgulhoso por ter participado da 1ª turma de Engenharia Civil. Acredito que ajudei, ainda que seja com um tijolinho, a construir essa história vitoriosa”, finalizou Consigliero.

Reinaldo se sente orgulhoso por ter participado da 1ª turma de Engenharia Civil

Silvio Coelho, que foi o orador da turma na formatura em 1973, voltou a fazer o uso da palavra na última sexta-feira, revelando que o sucesso profissional da classe de engenharia foi baseado em 3 pilares. “As coisas mais importantes para a nossa carreira foram a relevância da Fumep, os ensinamentos dos nossos professores e o apoio incondicional da família”, sentenciou Coelho.

Edison Lavoura, Roberto Cancelieri e Irineu Takaki

Momento do descerramento da placa comemorativa ao lado dos professores presentes


EEP - Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) conta hoje com as graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica.

 

Publicado em 25/11/23


1ª TURMA DA ENGENHARIA CIVIL COMPLETA O JUBILEU DE OURO

Prof. Renato Albuquerque Ferreira e Ricardo Bortolai na frente do Bloco 1, onde começou a Fumep

Os formandos da turma de 1969 a 1973, vão se reunir em evento comemorativo que acontece no dia 24/11, a partir das 15h, no Salão Nobre da Fumep

A 1ª turma de Engenharia Civil da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) completou 50 anos de formatura, o chamado Jubileu de Ouro. O evento comemorativo acontecerá no próximo dia 24/11, a partir das 15h, no Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino (Fumep) reunindo ex-alunos, professores da época e convidados.

Na oportunidade serão homenageados os professores Anivaldo Pedro Cobra, Antonio Mauro Ferraz de Negreiros, João Chaddad, Joaquim Augusto Pereira Lazari, José D’Amico Neto, Marco Antonio Otero, Marli de Bem Gomes, Osvaldo Buffo Trávolo e Pedro Negri.

O diretor-executivo da Fumep, prof. Renato Albuquerque Ferreira, lembrou que a Fundação foi criada no ano de 1967 pelo então prefeito Luciano Guidotti, com o objetivo de atender a demanda profissional de Piracicaba e região. “O Jubileu de Ouro da 1ª turma de Engenharia Civil nos faz refletir sobre o quanto a Fumep contribuiu nos últimos anos para formar profissionais altamente gabaritados, que são destaque em suas respectivas profissões por todo o Brasil. Essa é uma data que merece ser celebrada”, frisou Ferreira.


O engenheiro Ricardo Bortolai, um dos organizadores do evento comemorativo, lembrou que a 1ª turma, que estudou na EEP, no período de 1969 a 1973, começou com 50 matriculados e terminou com 38 alunos. “No primeiro ano as aulas foram ministradas no Colégio Piracicabano. Só mudamos para o bairro Areão em 1970, quando a construção do 1º bloco pré-moldado foi concluída no campus”, destacou Bortolai.

Ricardo Bortolai mostra a placa comemorativa da 1ª turma de Engenharia Civil na Fumep

Ele lembrou ainda que o vestibular para a 1ª turma de Engenharia Civil foi bem disputado, com aproximadamente 200 inscritos concorrendo à 50 vagas. “O curso nasceu bem respaldado pela qualidade dos docentes, sendo a maioria catedráticos da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz. (Esalq/USP) ou oriundos da Escola de Engenharia de São Carlos (Poli/USP).


Fatos Pitorescos – entre os fatos pitorescos que marcaram a 1ª turma da Engenharia Civil consta uma visita técnica ao Rio de Janeiro, na época do milagre econômico brasileiro, quando os alunos conheceram a Siderúrgica de Volta Redonda e a ponte Rio Niterói, ambas em fase de construção. Outro fato que merece atenção é que a 1ª turma de Engenharia Civil possuía uma única mulher, a aluna Sonia Maria Fernandes Trevelin. “Não era comum uma representante do sexo feminino neste segmento por isso a Sônia era muito admirada e respeitada por todos, tanto por colegas como professores”, frisou Ricardo Bortolai.

Alunos visitaram a construção da ponte Rio Niterói
O grupo também visitou a construção da Siderúrgica de Volta Redonda na década de 70

1ª Turma – Era formada por Abdo Osório Maluf Germano, Antonio Celso Gava, Antonio Celso Nogueira Cancilieri, Antonio Fraletti Junior, Antônio Guilherme Brugnaro, Antônio Marcos Rolim da Silva, Apolo Luiz Visockas, Armando Aristides Giannetti Junior, Ariovaldo Brigante, Edson José Bassete, Edison Roberto da Silva Lavoura, Francisco Reinaldo Consigliero, Francisco Roberto Cancelieri, Gerson Ribeiro de Mello, Hugo Pessotti, Irineu Yuso Takaki, Ivan Carlos Farina Simões, João Carlos Lorenzi, José Adalberto Téo, José Lauro Lara, José Luiz Navarro, José Roberto Fernandes de Oliveira, José Roberto Machado Menten, Marcio Souza de Freitas, Marco Aurélio Nassif, Milton Yoshimitsu Anraku, Nelson de Almeida Junior, Nerci Vieira, Paulo Roberto de Campos Cardoso, Paulo Roberto Vasconcelos Lima, Reinaldo Monteiro Godoy, Ricardo Bortolai, Rivaldo Murillo, Rui Ribeiro de Sá, Silvio Coelho, Sonia Maria Fernandes Trevelin, Walter Fernando Altafin e Wilson Vieira


EEP - Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) conta hoje com as graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica.


Publicações

494 visualizações

Comments


bottom of page