top of page

BOMBEIRO EDUCADOR PROMOVE TREINAMENTO NA FUMEP


Iniciativa fez alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho


Em atendimento às Normas Regulamentadoras na área de segurança do trabalho, e também com vistas à segurança da comunidade acadêmica, a FUMEP- Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba direcionou "Treinamento de Prevenção e Combate à Incêndios e Primeiros Socorros" a um grupo de 21 funcionários dos diversos setores da Instituição.


O treinamento aconteceu nos dias 28 e 29 de julho e foi ministrado pelo Cabo David Antônio Filho, bombeiro educador do Corpo de Bombeiros de Piracicaba que, durante 08 horas de teoria e muita atividade prática na área externa do campus, prendeu a atenção dos participantes.


“Organizamos o treinamento em data próxima ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, 27 de julho”, disse Maria de Lourdes Ramelli Barbosa, coordenadora do setor de Recursos Humanos e organizadora do evento ao lado da CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.


Ela conta que o treinamento envolveu representantes dos vários prédios instalados no campus da Instituição; assim, todos eles sempre terão pelo menos um brigadista treinado para situações que envolvam riscos relacionados a incêndios, afogamento, engasgamento, primeiros socorros e cuidados residenciais.


“São ensinamentos que a gente leva para a vida toda”, observou Maria de Lourdes, que participou do treinamento pela primeira vez. “Foi excelente, mesmo para quem já participou em anos anteriores, pois sempre tem novidades”, ela disse, ressaltando a importância deste tipo de conhecimento.


“Participei da parte prática e aprendi a ativar um extintor de incêndio; o que para mim, parecia difícil”, observou Maria de Lourdes. Ela conta que passava perto do extintor e olhava para ele sem ideia de seu funcionamento e, agora, sabe como manuseá-lo. “Espero não precisar usar, mas ele não me amedronta mais”, disse.


A coordenadora de RH ressalta também o engajamento dos participantes e o ambiente descontraído e agregador devido às atividades com bonecos para dinâmicas e simulações. Ela conta que o próprio instrutor se deitou na mesa para mostrar como manter certa tranquilidade e posicionar a pessoa em situação de conforto durante acidentes, até que o socorro chegue. “Valeu a pena; todos deveriam participar deste tipo de treinamento”, disse.






103 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page