top of page

BOMBEIRO EDUCADOR PROMOVE TREINAMENTO NA FUMEP

Atualizado: 7 de jun. de 2023


Iniciativa fez alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho


Em atendimento às Normas Regulamentadoras na área de segurança do trabalho, e também com vistas à segurança da comunidade acadêmica, a FUMEP- Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba direcionou "Treinamento de Prevenção e Combate à Incêndios e Primeiros Socorros" a um grupo de 21 funcionários dos diversos setores da Instituição.


O treinamento aconteceu nos dias 28 e 29 de julho e foi ministrado pelo Cabo David Antônio Filho, bombeiro educador do Corpo de Bombeiros de Piracicaba que, durante 08 horas de teoria e muita atividade prática na área externa do campus, prendeu a atenção dos participantes.


“Organizamos o treinamento em data próxima ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, 27 de julho”, disse Maria de Lourdes Ramelli Barbosa, coordenadora do setor de Recursos Humanos e organizadora do evento ao lado da CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.


Ela conta que o treinamento envolveu representantes dos vários prédios instalados no campus da Instituição; assim, todos eles sempre terão pelo menos um brigadista treinado para situações que envolvam riscos relacionados a incêndios, afogamento, engasgamento, primeiros socorros e cuidados residenciais.


“São ensinamentos que a gente leva para a vida toda”, observou Maria de Lourdes, que participou do treinamento pela primeira vez. “Foi excelente, mesmo para quem já participou em anos anteriores, pois sempre tem novidades”, ela disse, ressaltando a importância deste tipo de conhecimento.


“Participei da parte prática e aprendi a ativar um extintor de incêndio; o que para mim, parecia difícil”, observou Maria de Lourdes. Ela conta que passava perto do extintor e olhava para ele sem ideia de seu funcionamento e, agora, sabe como manuseá-lo. “Espero não precisar usar, mas ele não me amedronta mais”, disse.


A coordenadora de RH ressalta também o engajamento dos participantes e o ambiente descontraído e agregador devido às atividades com bonecos para dinâmicas e simulações. Ela conta que o próprio instrutor se deitou na mesa para mostrar como manter certa tranquilidade e posicionar a pessoa em situação de conforto durante acidentes, até que o socorro chegue. “Valeu a pena; todos deveriam participar deste tipo de treinamento”, disse.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page