TCC DE ALUNO DA PÓS-EEP SUBSIDIA ELABORAÇÃO DE DECRETO EM COSMÓPOLIS


Nivaldo sugeriu padronizações para projetos de abastecimento e distribuição de água, rede coletora de esgoto e de drenagem pluvial

DOCUMENTO ESTABELECE CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INFRAESTRUTURA EM SANEAMENTO BÁSICO


Em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o aluno Nivaldo César Evangelista, do curso de Pós-Graduação em Infraestrutura de Saneamento Básico da EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba, apresentou subsídios técnicos que auxiliaram a cidade de Cosmópolis/SP a elaborar Decreto Municipal na área de saneamento para loteamentos.


Ele lembra que tudo começou em 2013, quando a Secretaria Municipal de Saneamento Básico constatou a necessidade de criação de um documento técnico com critérios e parâmetros para elaboração de projetos de infraestrutura urbana em saneamento básico, que respeitasse leis e normas técnicas brasileiras em vigor.


O Decreto vigente à época foi, então, revogado e substituído pelo Decreto de 2016, elaborado com base nos levantamentos e análises que o aluno fez à época, sugerindo padronizações técnicas mínimas para elaboração, apresentação e aprovação de projetos para rede de abastecimento e distribuição de água, rede coletora de esgoto sanitário e rede de drenagem pluvial, com o objetivo de nortear os responsáveis autores dos respectivos projetos, bem como melhor orientar o corpo técnico do setor público.


As adequações agilizaram os processos de aprovação de novos empreendimentos imobiliários sem coibir a livre concepção dos projetistas, fornecendo informações com critérios técnicos, a fim de adequar os sistemas projetados à microrregião e principalmente aos recursos disponíveis do município.


Passados cinco anos, Nivaldo retoma a conclusão de seu TCC, complementando o tema com análises e apontamentos para atualizações no Decreto em vigor, com base nas atuais necessidades da cidade.


Para o Profº Dr. Oswaldo Buzolin Jr., orientador do TCC apresentado recentemente, a contribuição de Nivaldo para a sociedade é significativa e de extrema importância. Segundo ele, o trabalho revela que o significativo aumento da expansão imobiliária urbana tem gerado o crescente aumento de consultas e expedição de diretrizes para novos empreendimentos imobiliários em Cosmópolis e também nos municípios na região, o que justifica a maior preocupação com a qualificação desses processos.


“Destaco também a qualidade das informações técnicas contidas no TCC, que abordou conteúdos de várias disciplinas trabalhadas durante o curso”, disse o orientador ao apontar as contribuições do curso para a formação e performance do aluno.






37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo