EMOÇÃO MARCA FORMATURA DE ALUNOS DA EEP

Atualizado: 31 de mai. de 2023

Autoridades, professores, funcionários, formandos, pais e familiares prestigiaram o evento

O salão nobre da EEP/FUMEP- Escola de Engenharia de Piracicaba se transformou em palco para a sessão solene de colação de grau festiva dos formandos de 2020 em Administração e nas engenharias Civil, Mecânica, Mecatrônica e de Produção; e também dos formandos de 2021 nos cursos de Administração e Engenharias da Computação, Civil, Mecânica, Mecatrônica e de Produção.

A solenidade, ocorrida nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2022, foi repleta de emoção e reuniu autoridades, professores, formandos, pais e familiares para comemorar o término da etapa de formação acadêmica e início da vida profissional do aluno.

Estiveram presentes o diretor executivo da FUMEP, Prof. Renato de Albuquerque Ferreira; o diretor acadêmico da EEP Edson Pigoretti; a vice-diretora acadêmica da EEP, Maria Helena Tavares; os professores coordenadores dos cursos; professores paraninfos das turmas e professores homenageados pelas turmas; autoridades da prefeitura, do CREA-Piracicaba, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba e do Conselho de Curadores da FUMEP; todos homenageados durante as solenidades. Os funcionários Guilherme Belissimo e Silmara Prata também foram homenageados pelos alunos.

Um dos momentos altos da solenidade foi protagonizada pelo Prof. José Carlos Chitolina. Paraninfo da turma de 2020, ele fez formandos e alunos cantarem concedendo um tom ainda mais único e especial à solenidade.

Nas considerações dos professores Edson Pigoretti e Maria Helena, também paraninfos, é sempre uma grande emoção apadrinhar uma turma de formandos de um curso superior. “Nada pode descrever a alegria causada pelo honroso convite dos formandos”, disseram.

A Profª Maria Helena conta que colaborou com a organização das sessões solenes e pode testemunhar e se sensibilizar ainda mais diante da vibração e da emoção dos professores homenageados ao recebem os convites feitos pelos formandos. “Pude observar, também, como os formandos da EEP levaram a sério esta formalidade”, disse.

Segundo ela, a paixão pela profissão, pelos alunos, pelo trabalho, é o que torna cada professor um merecedor da distinção de ser homenageado. “Ser a Paraninfa me faz feliz e é este sentimento de felicidade, resultado da prática apaixonada pela profissão, que desejo aos formandos”, concluiu.

Pigoretti lembrou que possuir a formação profissional destacada por conhecimentos de diferentes áreas dos Cursos da EEP se revelam fundamentais e indispensáveis para alcançar o sucesso técnico. “É cada vez mais imprescindível valorizar e buscar o constante aprimoramento na educação continuada e nossos formandos saem daqui hoje com esse diferencial”, considerou.

O diretor executivo Renato Albuquerque, por sua vez, observou que o sucesso técnico ganha significado especial quando reflete a formação integral da pessoa, com destaque para os valores humanos da cooperação, gratidão, honestidade, bondade, consideração e respeito. “São fatores importantes para o desenvolvimento de outras tantas qualidades como a persistência, o empreendedorismo, a criatividade, a liderança, a inovação, a comunicação e a versatilidade”, observou.

Segundo a formanda Caroline Zanetti de Oliveira, presidente da comissão de formatura, foram dias e dias e reuniões e discussões para fazer o melhor dentro do possível e das condições. Segundo ela, tudo foi feito com muito cuidado e carinho e todos que os presentes conseguiram sentir isso. “Foram sessões solenes muito especiais para quem estava ali; um misto de emoção para os alunos, pais e membros da faculdade. Agradeço a todos que confiaram em nós”, disse.