top of page

SEMANA DAS ENGENHARIAS CIVIL E AMBIENTAL 2021

Atualizado: 6 de mai. de 2022



ENGENHARIA E SEUS DESAFIOS: CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

A Semana de Engenharia tem por objetivo expor a comunidade acadêmica, docentes e discentes, a um ambiente singular, diferente daquele utilizado nas aulas convencionais. É um momento de integração e interação entre alunos, professores, profissionais e empresas.

Dessa forma, busca-se num curto espaço de tempo fomentar o convívio acadêmico e profissional, estreitando a relação do aluno com o futuro profissional, seja da área de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou do conjunto desses dois ramos tão diversificados.

O objetivo é aproximar os alunos dos profissionais que atuam nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e atualizá-los quanto às inovações tecnológicas e o mercado de trabalho.

Num contexto de mudanças constantes e a necessidade iminente de adaptação e transformação, os engenheiros são cada vez mais necessários no desafio de ajudar no desenvolvimento de soluções viáveis, sustentáveis e inovadoras para problemas logísticos, administrativos e ambientais. Os conceitos de inovação e sustentabilidade andam juntos no mundo atual da engenharia, que começa a deixar para trás técnicas atrasadas e prejudiciais ao meio ambiente.

Eventos como este são de extrema importância para que assuntos relevantes para a humanidade sejam discutidos num ambiente acadêmico, mas entre empresários, professores, alunos e representantes da sociedade civil, buscando soluções sustentáveis e inovadoras, apontando para novas ideias, materiais e programas que aceleram a execução de projetos de engenharia, tornando-os mais viáveis do ponto de vista econômico e minimizando impactos ambientais.


CONFIRA OS VÍDEOS DAS PALESTRAS:


QUARTA (27/10)

19h30 - POR MAIS ENGENHEIROS NO MUNDO

Vinícius Marchese

Presidente do CREA-SP desde 2016, atua no sistema Confea/Crea há 15 anos.

Empreendedor e entusiasta da inovação, fundador e gestor de empresas em diversos mercados como de telecomunicações, construção civil, iluminação sustentável, engenharia clínica, incorporação e administração de imóveis e tecnologia.


21h00 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO PARA EMPRESAS SUSTENTÁVEIS

Silmar Sendin

Professor e Especialista em proteção contra incêndio.

Trabalhou mais do que 28 anos no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Atualmente é professor de diversas universidades ensinando sobre o desenvolvimento de projetos de proteção contra incêndios com todos os tipos de sistemas incluindo chuveiros automáticos, sistemas de espuma e resfriamento para líquidos igníferos.


21h30 - SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

Silas Varela Sendin

Coronel Policia Militar SP Em 1964 ingressou na Polícia Militar no qual durante 30 anos serviu o Corpo de Bombeiros nas regiões de Piracicaba; São José do Rio Preto; Ribeirão Preto; Marília; Bauru; Presidente Prudente; Araçatuba, e nos 4 últimos anos da carreira serviu em São Paulo como Subcomandante do Estado.



QUINTA (28/10)

19h30 - SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO TORNAM OS PROJETOS MAIS SUSTENTÁVEIS.

André Luiz da Silva Franco Empresário Sócio proprietário na empresa Multimagem Tecnologia Audiovisual. Responsável pelo departamento de Automação, Equipamentos de Áudio e Vídeo para aplicações tanto residencial quanto corporativo. Integrador capacitado e reconhecido nacional e internacionalmente de marcas renomadas como Savant, Lutron, Control 4, Scenario.


21h00 - AS PERSPECTIVAS DAS CONCESSÕES RODOVIÁRIAS NO BRASIL

Rosuel Krum Mathias de Assis Engenheiro civil pela Universidade do Vale do Itajaí. Cursando doutorado em Engenharia de Transportes (EESC-USP), atuou na fiscalização de contratos de concessão rodoviária, a serviço da ANTT, participou do plano de Mobilidade Urbana de Porto Ferreira – SP e atualmente é professor do curso de Engenharia Civil em diversas faculdades e da pós graduação na PUC-MG.



SEXTA (29/10)

19h30 - RUPTURA POR LIQUEFAÇÃO DE BARRAGENS DE REJEITOS E SEGURANÇA DO PROJETO NO BRASIL

Paulo R. C. Cella

Geólogo e Sócio diretor da BVP Engenharia. Doutor pelo departamento de Engenharia de Minas com mais de 35 anos de experiência em projetos geotécnicos e geomecânicos para mineração, Hidrelétricas e Obras de Infraestrutura, responsável técnico das obras de recuperação das rupturas em Fundão (Samarco) e Brumadinho.



SÁBADO (30/10)

08H00 - ATUAÇÃO DO SEMAE PARA A SEGURANÇA HÍDRICA EM PIRACICABA

Apresentar e discutir aspectos qualitativos e quantitativos dos mananciais de abastecimento do município do Piracicaba, o problema das perdas de água nos sistemas de distribuição e propostas para a segurança hídrica no município.

Ivan Canale

Biólogo - Setor de Controle de Qualidade do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba – SP (SEMAE – desde 2001). Graduado em Ciências (UNIMEP – 1999); Especialista em Saneamento e Gerenciamento Ambiental pela UNICAMP (2005); Mestre em Tecnologia e Inovação (UNICAMP – 2014); Biólogo do Setor de Controle de Qualidade do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba – SP (SEMAE – desde 2001).


Hyago Borges

Engenheiro civil - Atualmente chefe do setor de obras, ligado a divisão de construção civil. Trabalhou em uma grande construtora participando de obras prediais, realizando acabamento e manutenção predial. Trabalhou na sabesp, participando de obra de elevatórias de esgoto, estação de tratamento de água.




ORGANIZADORES

Prof. Dr. Paulo Edison Martins da Silveira - Coordenador do curso Engenharia Ambiental e Sanitária; Profa. Maria Helena Santini C Tavares - Vice-diretora EEP; Profa. Ms. Maria José Ayres Guidetti Zagatto - Curso Engenharia Civil; Prof. Ms. Milton Rontani Junior - Coordenador do curso Engenharia Civil; Profa. Ms. Patrícia Tolaine do Amaral - Curso Engenharia Civil

REALIZAÇÃO DOS CURSOS




Publicação:



1.259 visualizações
bottom of page