top of page

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL 2023

Atualizado: 22 de nov. de 2023


A Semana da Engenharia Civil da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) foi realizada nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro de 2023, com foco na divulgação e troca de conhecimento científico e tecnológico por profissionais engajados no mercado.


O evento reuniu empresários, professores, alunos e representantes da sociedade civil resgatando a criatividade e o sentido de união, visando discutir a inovação tecnológica.


O desafio de ajudar no desenvolvimento de soluções viáveis, sustentáveis e inovadoras para problemas logísticos, administrativos e ambientais foi tratado através de vivências, que contribuirão para a formação complementar dos discentes.


De extrema relevância, a Semana da Engenharia Civil da EEP oferece a oportunidade de conhecer e debater assuntos de suma importância para a humanidade em meio a todas as mudanças no mercado de trabalho.


A edição 2023 da Semana da Engenharia Civil de 2023 contou com o apoio e patrocínio de ex-alunos formados pela EEP. O Eng. Salvador Marth, proprietário da Marth Projeto Estrutural que premiou os vencedores do concurso de Ponte de Bambu e os engenheiros José Cione Filho e Cristina Maria Frias Caruso Cione da Construcione Engenharia e Construções, que têm contribuído com os eventos do curso de Engenharia Civil da EEP em várias oportunidades. A eles nossos sinceros agradecimentos.


 

PROGRAMAÇÃO REALIZADA

30/10/23

Palestra: "Case elevatória de esgotos: projetando a durabilidade das estruturas de concreto em obras de saneamento" com o palestrante MSc. Douglas Couto

Seminário de vivências: "Dialogando com ex-alunos: Engenheiro Civil da EEP, vencendo os desafios da profissão para uma carreira de sucesso", com os convidados: Dr. Antônio Carlos dos Santos, Eng. Gustavo William Silva, Enga. Bruna Juliane de Lima Miliatti, Eng. Vitor Ercolin e MSc. Douglas Couto

31/10/23 Trabalhos de Conclusão de Curso: apresentação e defesa


31/10/23

Concurso Pontes de Bambu - Acesse aqui


01/11/23

Homenagens: Professores do Curso de Engenharia Civil / Solenidade de premiação do Concurso das Pontes de Bambu / Homenagem aos alunos do GREC - EEP

Palestra: "O mercado de carbono e você, estudante de Engenharia!", com o palestrante: Eng. Warwick Manfrinato


 

SOBRE OS PALESTRANTES

Douglas Couto


Engenheiro Civil (2009) pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Mestre em Engenharia de Estruturas e Geotécnica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2018). Atua na área de projeto de estruturas de concreto, patologia das construções, tecnologia do concreto estrutural, recuperação e reforço de estruturas de concreto há mais de 13 anos. Participou de diversos projetos no Brasil e América do Sul. Na área Institucional é Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas do Instituto de Engenharia de São Paulo, Sócio e Conselheiro do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON. Membro do comitê editorial da Revista Engenharia, publicada pelo Instituto de Engenharia de São Paulo, membro do comitê revisor dos periódicos Revista Alconpat, ACI Structural Journal e Ibracon Structures and Materials Journal. Na área acadêmica é Professor Assistente do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Sistemas Estruturais no Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE-EPUSP) na disciplina Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto; Professor de pós-graduação convidado do Instituto IDD na disciplina Análise e Modelagem de Estruturas de Concreto e Professor Convidado da Pós Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia no curso de Fundações e Geotecnia em Obras Imobiliárias. Na área profissional é Sócio Diretor da empresa PhD Engenharia, em São Paulo, SP, atuando como Superintendente de Projetos. No ano de 2021 recebeu o primeiro lugar no prêmio ACI Excellence in Concrete Construction Awards, na categoria High-rise (projeto de edifícios altos, acima de 15 pavimentos), pelo projeto do edifício Leopoldo 1201, conferido pelo American Concrete Institute nos Estados Unidos.


Antonio Carlos dos Santos


O professor Antonio Carlos é coordenador do Grupo de Pesquisa em Durabilidade e Avaliação Estrutural (DurAE) junto ao CNPQ e membro da Cátedra Under Rail (VALE). Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba, mestrado em Engenharia Civil pela UNICAMP e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Durante o pós-doutorado no Canadá foi recebido como professor visitante na University of Ottawa. Atualmente é Professor Titular na Faculdade de Engenharia Civil (FECIV) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil. Faz parte do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) para o biênio (2020/2021 – 2022/2023) e do corpo editorial de diferentes revistas científicas na área. Foi membro da administração superior na UFU e exerceu a função de Diretor de Infraestrutura da Universidade Federal de Uberlândia, sendo responsável pela gerência dos projetos, orçamentos, licitação e execução dos novos campi, bem como, das edificações nos campi já existentes. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em mecânica das estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, durabilidade estrutural, tecnologia da construção, reforço estrutural, experimental e mecânica do fraturamento.


Gustavo William da Silva


Engenheiro Civil graduado na Escola de Engenharia de Piracicaba. Atualmente trabalha na engenharia corporativa da Raízen e executa projetos estruturais de concreto armado residenciais e comerciais, vistoria de entrega e recebimento de imóvel, acompanhamento de obras, parecer técnico, orçamentos e levantamentos quantitativos e administração de obras.


Bruna Juliane de Lima Miliatti


Engenheira Civil graduada na Escola de Engenharia de Piracicaba. Atualmente na Eleve Engenharia e Construções como Gestora de Empresa própria atuando na área de projetos residenciais e comerciais: arquitetônicos, de prefeitura, estruturais de concreto, estrutura metálica, CETESB e AVCB. Orientação de pessoa física e pessoa jurídica com relação a documentos imobiliários e tributos relacionado as edificações. Execução de obras industriais, comerciais e residenciais de alto padrão. Gerenciamento e Administração de obras.


Vitor Ercolin


Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia de Piracicaba - EEP e Especialista em Infraestrutura de Saneamento Básico. Atualmente é Diretor técnico na T&E Soluções.



Warwick Manfrinato


Warwick do Amaral Manfrinato é engenheiro agrônomo, formado pela ESALQ - Universidade de São Paulo 1987 (www.esalq.usp.br) e com pós-graduação no Centro de Energia Nuclear na Agricultura 2001 (CENA, Universidade de São Paulo) e sua área de pesquisa versou sobre solos, estoques de carbono na dinâmica entre a agricultura, pastagens e florestas tropicais, com ênfase na recuperação florestal em bacias hidrográficas e ambientes antropizados. Atualmente dirige a Plant Inteligência Ambiental (www.plantbr.com), empresa focada em serviços ecossistêmicos, consultorias em sustentabilidade para florestas e agronegócios, além de atuar com assessor em diferentes frentes no setor privado e público. É também pesquisador associado ao Instituto de Estudos Avançados na Universidade de São Paulo, Brasil IEA-USP. Dentre os mais relevantes engajamentos que teve, foi membro da equipe de Maurice Strong na Rio92 com quem trabalhou até 2015.

 

Conheça o curso de Engenharia Civil da EEP <CLICANDO AQUI>


A EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) está com inscrições abertas para o processo seletivo 2024 por análise de histórico do ensino médio. Para mais informações <CLIQUE AQUI>


Se você ainda não conhece a EEP <CLIQUE AQUI> e solicite o agendamento de visita.




Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page