PREFEITURA DE PIRACICABA REALIZA SEMANA DA ÁGUA


Com o tema Por uma Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos, evento acontece nos dias 22, às 9h30, e 23/03, às 9h


A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Agricultura e Abastecimento (Sema) e Semae (Serviço de Água e Esgoto), e os parceiros Mirante e CPFL Paulista, realizam, nos dias 22, às 9h30, e 23/03, às 9h, a Semana da Água – Por uma Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos. O evento, que acontecerá no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, será composto por palestras e rodas de conversa, além de plantio de mudas e concurso. A realização será nos formatos presencial e online, com entrada gratuita e respeitando os protocolos de saúde no combate à Covid-19.


O encontro marca o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e vai debater alternativas e apresentar casos de sucesso sobre os recursos hídricos, compartilhados por especialistas, que falarão de temas como mudanças climáticas, crise hídrica, conservação ambiental, programas de incentivo à preservação de nascentes, como o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), desenvolvido em Piracicaba, educação ambiental e a importância da água para a geração de energia elétrica.


A abertura, no dia 22/03, às 9h, será feita pelo prefeito Luciano Almeida, com fala, também, de secretários e parceiros, Mirante, CPFL Paulista, além do Comitês PCJ, Agência PCJ, Consórcio PCJ e Gaema-PCJ. A primeira palestra, que acontecerá às 10h no formato online, intitulada Como Estamos Cuidando do Nosso Planeta?, ficará a cargo da jornalista Paulina Chamorro, que trabalhou durante dez anos na Rádio Eldorado assina grandes reportagens sobre meio ambiente e sustentabilidade, é colaboradora da National Geografic Brasil e cofundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos, além de ser idealizadora do podcast Vozes do Planeta.


Na sequência, haverá roda de conversa com Saulo Aires de Souza, especialista em mudanças climáticas da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA). Souza falará sobre as consequências das mudanças climáticas e da crise hídrica no cotidiano nas cidades.


Ainda no dia 22/03, outra roda de conversa, às 11h, vai tratar sobre conservação ambiental, o futuro da agricultura e do meio ambiente e o programa municipal Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), para conservação de nascentes. Participam a secretária da Sema, Nancy Thame, Evelise Moncaio Moda, agrônoma da Sema, Fábio Lazarini, geólogo da Sedema, e Ricardo Ribeiro Rodrigues, professor da Esalq/USP.

Na quarta-feira, 23/03, o encontro será aberto com premiação dos alunos da Escola Municipal João Batista Nogueira, às 9h, pela participação no concurso A Importância da Água para a Geração de Energia. Na sequência, haverá roda de conversa com os educadores Elisandra Moreno, diretora da Escola Municipal João Batista Nogueira, e Jerry Morais, do Consórcio PCJ. Mais uma roda de conversa acontece na quarta, sobre desafios para o abastecimento, com João Victor Santos Roesner, do Semae, e Rodrigo Leitão, da Mirante.


Ainda como parte da programação da Semana Mundial da Água, no sábado, 26/03, haverá plantio de cerca de 500 mudas de árvores nativas pelo programa Plante Vida, a partir das 9h, no Altos do São Francisco.


RECURSOS HÍDRICOS NO PLANETA - Dados do relatório sobre o Valor da Água, do Escritório da ONU Água, apontam que o estresse hídrico, mensurado essencialmente pelo uso da água em função do suprimento disponível, afeta diversas partes do mundo. Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem em países em situação de estresse hídrico. Cerca de 1,6 bilhão de pessoas enfrentam escassez “econômica” de água, o que significa que, embora a água possa estar fisicamente disponível, não existe infraestrutura necessária para que as pessoas tenham acesso a essa água. O uso global de água doce aumentou seis vezes nos últimos 100 anos e, desde a década de 1980, continua a crescer a uma taxa de cerca de 1% ao ano (Aquastat). Muito desse crescimento pode ser atribuído a uma combinação de crescimento populacional, desenvolvimento econômico e mudanças nos padrões de consumo.


SERVIÇO - Semana da Água – Por uma Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos. Dias 22 e 23/03, das 9h às 13h. Teatro Erotides de Campos – Engenho Central.


Para acompanhar a transmissão online, acesse o Facebook: prefeituradepiracicaba



99 visualizações