top of page

PROJETOS MECATRÔNICOS

Atualizado: 19 de mai. de 2023


A disciplina de Projetos do Curso Técnico em Mecatrônica tem a finalidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante todo o curso.

No penúltimo semestre as aulas são ministradas no laboratório. Os alunos recebem instruções dos assuntos abordados na aula da semana e então, fazem montagem e simulações voltadas para assuntos do conteúdo do programa do curso, envolvendo o conjunto de componentes que compõem o universo da aplicação de automatização de máquinas.


São vistos os princípios de funcionamento dos motores de corrente contínua e seus acionamentos, motores de corrente alternada e seus acionamentos, componentes eletrônicos básicos e o conjunto de suas aplicações, processos de montagem e construção de circuitos eletrônicos, ferramentas manuais e elétricas diversas.

No último semestre os alunos são orientados a elaborar um trabalho prático de conclusão de curso, em grupo, com tema livre. Nas últimas aulas do semestre, os diversos grupos fazem a apresentação final de seus trabalhos para uma banca de professores.


O objetivo é capacitar o aluno a desenvolver competências que envolvem: inter-relação entre pessoas de um grupo de trabalho; organização em grupo e distribuição amigável das tarefas; responsabilidade assumida; contato com tarefas do mundo corporativo, possibilitando um contato real e prático dos assuntos vistos no conteúdo programático que serão encontrados em ambiente de trabalho industrial.


Professor Ivo Brieda de Grandi


Trabalhos apresentados neste semestre:


Grupos tarde 6º semestre Mecatrônica

· Sensor de Vaga de Estacionamento

· Carrinho Arduíno

· Espantalho

· Sistema de irrigação automático

· Robô que desvia de obstáculos

Grupos noite 4º semestre Mecatrônica

· Braço Robótico

· Esteira Separadora de Metal

· Cofre com Leitura Biométrica

· Lixeira Automática




CONFIRA MAIS FOTOS E VÍDEO







213 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page