EEP ABRE PROCESSO SELETIVO PARA INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROJETO BAJA 2024

Atualizado: 7 de mar.

São os alunos de engenharia que desenvolvem os veículos para competições nacionais

A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), uma das unidades educacionais da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), abriu processo seletivo para interessados em participar do Projeto BAJA 2024, que desafia estudantes de Engenharia a desenvolverem um veículo Off-Road para participar de competições estaduais e nacionais.

As inscrições podem ser feitas de 04/03 a 16/03 por meio do link:

https://chat.whatsapp.com/LhmrUNUHWz94KaFOnLwbMg e são destinadas a qualquer aluno da EEP, independente do semestre cursado. As provas serão realizadas entre 17/03 e 24/03, com os resultados sendo divulgados em 25/03.

A EEP possui longa tradição neste evento, participando das competições de BAJA desde 1998, com destaque para o ano de 2017, quando conquistou o 3º lugar em disputa que envolveu 34 veículos Off-Road construídos por alunos de instituições de ensino superior de todo o país.

O diretor acadêmico da EEP, Marcelo Zambon, lembrou que a instituição apoia esse projeto, até porque ele ajuda os alunos a trabalharem de maneira prática várias disciplinas ligadas aos cursos de Engenharia de Produção, Mecânica, Mecatrônica e Civil.

“Essa competição motiva os estudantes a buscarem novos conhecimentos num ambiente fora da sala de aula, contribuindo assim para que eles se tornem profissionais mais completos com o perfil que o mercado de trabalho está buscando”, comentou Zambon.

Nas provas são analisadas a suspensão e dirigibilidade de cada protótipo

Lucas Cardoso Ribeiro, aluno do 9º semestre do curso de Engenharia Mecatrônica e atual capitão da equipe EEP BAJA, disse que o projeto pode agregar um maior aprendizado na formação tanto dos calouros quando dos alunos que já estão em estágio mais avançado.

Confira os áudios

“A equipe deve usar a mesma metodologia de uma montadora, tentando se aproximar ao máximo dos processos que as empresas automobilísticas utilizam na produção dos seus veículos. Todos os alunos amadurecem demais com essa experiência”, reforçou Ribeiro.

A manutenção dos veículos durante as provas também fica sob a responsabilidade dos alunos

REGULAMENTO - Segundo as regras da competição, estabelecidos pela SAE Brasil, além das apresentações teóricas dos veículos, também são avaliados itens como segurança, motor, frenagem, além das provas práticas onde são analisadas a suspensão, capacidade de tração e dirigibilidade de cada protótipo.

Publicação: Tribuna Piracicabana