PROJETO DA EEP É VENDEDOR NA CATEGORIA SOCIEDADE CIVIL DO 8º PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA

Atualizado: 4 de jul. de 2023

O evento aconteceu no dia 30 de novembro, no Espaço Zarzuela, em Limeira

A premiação foi dividida em seis categorias: Poder Público, Empresas, Sociedade Civil, Serviços de Saneamento, Imprensa e Instituições e empresas não associados ao Consórcio PCJ.

Na ocasião, a Assessora Especial Internacional da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Gisela Damm Forattini, recebeu homenagem à Presidente da ANA, Verônica Sanchez, pela representatividade feminina na gestão de recursos e seu trabalho em prol das águas do Brasil.

Uma nova edição do Prêmio Ação pela Água voltará a acontecer em 2025.

Sobre o Prêmio O 8º Prêmio Ação pela Água é promovido pelo Consórcio PCJ e nesse ano terá como tema “Água: Essencial para a nossa saúde e a do planeta”, com o objetivo de reconhecer projetos e matérias jornalísticas que atentem para essa conexão da água com o bem-estar das pessoas e respeito ao meio ambiente. O Prêmio Ação pela Água é realizado desde o ano 2000 e já reconheceu diversas empresas, municípios e instituições de ensino e pesquisa da região que transformaram a gestão de recursos hídricos. A 8ª edição da premiação conta com o patrocínio da Agência Reguladora Regional (ARES-PCJ) e da Papirus Somosvita. A iniciativa ainda possui os apoios institucionais de: ABES, ABRHidro, Fundação Agência PCJ, Comitês PCJ, ANA, ASSEMAE, Consimares, Instituto de Agricultura Sustentável, LADSEA/Unicamp, NUPS/USP, OGA, REBOB, IBA e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Assessoria de Imprensa - Consórcio PCJ

Sobre o Projeto

Projeto finalista da categoria 4 (Sociedade Civil e Instituições de Ensino e Pesquisa) - Instituição de Ensino Superior do 8º Prêmio Ação pela Água 2022.

Projeto: “Monitoramento da Qualidade de Água do Rio Piracicaba da Nascente à Foz”; Autores: Enga. Ambiental Laice Daniele Correia (ex-aluna da EEP) e Profa. Dra. Maria Helena Santini Campos Tavares (Orientadora) e Vice Diretora Acadêmica da Escola de Engenharia de Piracicaba EEP/FUMEP;

Inspirado pela frase “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota” de Madre Tereza de Calcutá, o Projeto “Monitoramento da Qualidade da Água do Rio Piracicaba desde sua Nascente até a Foz” surge na perspectiva de identificar as possíveis causas da redução de peixes no Rio Piracicaba, nos últimos anos, como percebido por membros da Associação dos Pescadores Esportivos de Piracicaba, a APERP.

A pesquisa caracterizou os potenciais contaminantes físicos, químicos e microbiológicos presentes no corpo hídrico, em época de cheia e estiagem.

Foram avaliados 69 parâmetros e calculados o Índice de Qualidade da Água (IQA) e do Estado Trófico (IET)

Conseguimos mapear contaminantes que podem impactar tanto no ecossistema aquático como na saúde humana. Estes resultados podem subsidiar novas estratégias e políticas públicas, na melhoria da qualidade da sub- bacia

Frase final: essa é nossa gota de água em prol do rio Piracicaba, da saúde e do nosso planeta, que se junta ao mar de contribuições.

Enga. Ambiental Laice Daniele Correia

Fotos do Desenvolvimento do Projeto

O projeto trata-se do monitoramento da qualidade da água do Rio Piracicaba - SP, desde sua nascente até a foz, mapeando potenciais contaminantes físicos, químicos e microbiológicos no corpo hídrico, sendo realizadas duas campanhas, uma na cheia e outra na estiagem, analisando-se um total de com 69 parâmetros analíticos (legislação e investigativos novos) para cálculo de Índices de Qualidade da Água (IQA) e do Estado Trófico (IET) e tentar identificar causas da redução de peixes no Rio, como afirmam membros da Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes (APERP), que colaboram na coleta de amostras de água. As análises de campo foram realizadas com o apoio da EEP e as laboratoriais foram processadas no Laboratório Merieux Nutriciences Company. Foram identificadas substâncias tóxicas que não são eliminadas pelo tratamento convencional da água, capazes de afetar todo ecossistema e a saúde humana. Os resultados podem subsidiar estratégias e políticas públicas para a Sub-bacia do Rio Piracicaba e outras, visando ao controle e fim do lançamento de efluentes nocivos, com melhoria da qualidade das águas em benefício da saúde ambiental, da sociedade e da economia.

O Prêmio Ação pela Água traz visibilidade importante para as instituições de ensino e pesquisas quanto ao seu papel na aplicação do conhecimento para solução de problemas da sociedade aproximando órgãos públicos e empresas.

É muito gratificante ver o projeto com esse destaque, valorizando seu alcance para além dos resultados técnicos e acadêmicos, motivando enfrentar novos desafios.

Agradecimentos:

-EEP/FUMEP

- Sr. Claudemir Antonio Formaggio; - Merieux Nutriciences Company;

- Sr. Marcos Cecatto; - A APERP, Sr. Marcelo Rufino Bonder; - Sr. Flávio Tavares; - Sr. Fran Camargo.

Professora Dra. Maria Helena Santini Campos Tavares

Anúncio do vencedor na Categoria Sociedade Civil e Instituições de Ensino e Pesquisa e entrega do prêmio

Fotos da Premiação

Conheça o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da EEP <CLICANDO AQUI>