CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EEP ABORDAM REALIDADE DE EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS
- portais0
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de abr.

Na última sexta-feira, 14/03, o Departamento de Pós-graduação da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), deu início ao semestre letivo de 2025 com a aula inaugural dos cursos Lato Sensu em Gerenciamento de Recursos Hídricos e Infraestrutura de Saneamento Básico. Estes dois cursos foram criados em 2012, para capacitar profissionais a enfrentar os desafios dos eventos climáticos extremos, promovendo discussões sobre a revitalização de rios e a garantia do abastecimento hídrico regional.
As matrículas para esses e outros cursos da Pós-graduação da EEP ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone 3412-1134.
Segundo o professor Francisco Lahóz, que atua na Graduação e Pós-graduação da instituição e que participou da aula inaugural, os mercados de saneamento, recursos e meio-ambiente estão mais exigentes na contratação de profissionais especializados, oportunidade essa atendida pelos cursos de Pós-graduação da EEP.
Lahóz ressaltou que os alunos do curso de Infraestrutura e Saneamento Básico precisam se adaptar a uma nova realidade. “Essa demanda reflete mudanças como o Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020), que estabelece metas ambiciosas para o Brasil: elevar de 53,2% para 90% o acesso à coleta de esgoto e de 83,6% para 99% o acesso à água potável até 2033, com possibilidade de extensão até 2040”, explicou.
Já para os alunos de Gerenciamento de Recursos Hídricos, o professor destacou a criação do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (CEMC), anunciada em janeiro de 2025 pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O órgão acompanhará estratégias de prevenção e enfrentamento a eventos climáticos extremos.
“Nosso compromisso é manter os alunos atualizados sobre essas novidades, incentivando sua participação por meio de trabalhos, seminários e ações práticas”, concluiu Lahóz.
ATUAÇÃO - Desde 2012 estes dois cursos de Pós-graduação da EEP vêm contribuindo com Piracicaba e região nas ações que garantem um trabalho sério e eficiente na revitalização de rios, visando a garantia do abastecimento hídrico regional. Importante ressaltar que um documento elaborado pelos alunos da Pós-graduação da EEP em 2019 desencadeou e oficializou o movimento regional de controle e erradicação das “Leucenas”, que é uma planta de espécie exótica invasora, que vem prejudicando demasiadamente os plantios ciliares, implantados visando a proteção de nascentes.
Publicação Tribuna Piracicabana