MAIS DE 50 PESSOAS PARTICIPAM DA ABERTURA DA MOSTRA DE PROJETOS MECATRÔNICOS DA EEP

Atualizado: 12 de dez. de 2023

Mais de 50 pessoas participaram no último sexta-feira, 01/12, da abertura da Mostra de Projetos Mecatrônicos 2023 da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), que aconteceu no espaço cultural da Biblioteca da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep).

A exposição ficará aberta para visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, até 20 de dezembro.

O prof. Anderson Rossi, coordenador do curso de Mecatrônica, disse que o evento contou com a participação de 25 alunos, divididos em 8 equipes e que esta atividade integra situações práticas aos conceitos estudados durante o curso, apresentando soluções para problemas utilizando tecnologia.

Exposição - Estão expostos um simulador automotivo com movimentos reais e imersão realidade virtual; uma esteira seletora de peças que possui inteligência em microcontrolador capaz de identificar cores e reorganizar objetos; uma estação meteorológica, tem como objetivo estabelecer um sistema de medição e monitoramento climático, sendo integrada com um sistema supervisório para verificação e análise dos dados em tempo real; um retrofit de uma máquina de fabricação de velas em parafina; uma melhoria de produtividade em uma máquina etiquetadora industrial; um sistema de refrigeração microcontrolado, com o objetivo do controle de temperatura, principalmente para armazenamento de medicamentos; um sistema de envase de líquidos com Monitoramento IOT dos Parâmetros do Processo e um sistema de usinagem CNC, com o objetivo de desenvolver placas de circuito impresso.

Trabalho sobre retrofit de uma máquina para fabricação de velas em parafina
Trabalho apresentado sobre máquina etiquetadora industrial
Scanner 3-D foi um dos temas propostos por alunos do curso

Conheça o curso de Engenharia Mecatrônica da EEP <CLIQUE AQUI>