ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA EEP LANÇA LIVRO COM TCCs DE ALUNOS

Atualizado: 19 de ago. de 2022

Projetos foram desenvolvidos dentro de empresas e se transformaram em cases

Com a proposta de evidenciar os resultados extremamente positivos apresentados por empresas e empreendimentos que tiveram projetos de gestão elaborados a partir de TCCs de seus alunos, o curso de Engenharia de Produção da EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba lança o livro “Engenharia de Produção: Conceitos e Aplicações – Vol 1”.

A obra aborda de forma didática e criativa estudos de casos relacionados à área e pode ser obtida pelo http://www.lifeeditora.com.br/loja/produto/engenharia-da-producao-conceitos-e-aplicacoes-ebook/

“Sob a coordenação e orientação de professores, os projetos apresentados nesta publicação foram desenvolvidos dentro das empresas por mérito dos alunos, que encabeçaram todos os processos, transformando a experiência em cases”, conta o coordenador de curso André de Lima, organizador do livro ao lado da Prof. Graziela Oste Graziano Cremonezi. Ela inclusive, assina o prefácio da publicação, convidando os interessados a “uma viagem por meio do aprendizado através das pesquisas apresentadas, dando maior amplitude ao processo de socialização do conhecimento”.

Lima conta que o livro tem 10 capítulos coordenados por professores orientadores de forma a documentar o que vem sendo feito no curso, contribuindo para o conhecimento teórico e prático de alunos, profissionais da área e demais interessados, bem como para a aplicabilidade de temas relacionados à Engenharia de Produção.

“Além de mim mesmo, que assino dois capítulos, também são orientadores nesta publicação os professores Alberto Martins Junior, Francisco Constantino Crócomo, Marcelo Zambom, Eduardo Buoso e José Carlos Martins Jr”, disse Prof. André de Lima, lembrando que os capítulos são compostos por oito TCCs e dois projetos interdisciplinares desenvolvidos durante o curso. Ele ressalta também o caráter integrador e extensionista da publicação, que foi estruturada tendo-se como eixos o ensino, a pesquisa e a extensão.

Para o Prof. Francisco Crócomo, a publicação revela a capacidade e o potencial do engenheiro de produção formado pela EEP, com dinâmicas e práticas de projetos dentro de empresas que fazem toda a diferença. “No capítulo que dediquei à disciplina de engenharia econômica, por exemplo, o grupo desenvolveu estudos e projetos para avaliar a viabilidade econômica de instalação de um restaurante tipicamente nordestino em Piracicaba”, disse.

Ao destacar o mérito do livro, o Prof. Alberto Martins Jr disse que a iniciativa permite aos alunos de graduação lançar livros com seus trabalhos de cursos. “Isso geralmente ocorre durante uma pós-graduação, um mestrado ou doutorado”, considerou. Para ele, trata-se de um “grande feito” para o curso, para a EEP e para a FUMEP. “Parabéns à coordenação de curso e à Instituição pelo mérito; nossos alunos merecem essa tratativa”, disse.

Na análise do Prof. Marcelo Zambom, a extraordinária iniciativa de produzir o livro revela o alcance do conteúdo programático das disciplinas e do corpo docente do curso, bem como a transmutação disso no potencial dos alunos de aprender e se desenvolver. “Destaque para a capacidade que eles têm de produzir conhecimento e registrar esse conhecimento de forma a alcançar outras pessoas; que essa iniciativa seja a primeira de muitas”, disse.

O Prof. José Carlos Martins Jr, por sua vez, considera que os trabalhos apresentados no livro trouxeram melhorias significativas no desempenho e na produtividade nos ambientes onde foram implementados. Segundo ele, com a publicação, muitos outros profissionais vão poder se inspirar nas ideias tratadas, bem como nas estratégias e ferramentas utilizadas.

”Através da divulgação de trabalhos como estes, a FUMEP, por meio de sua Escola de Engenharia, exerce seu papel de difusora de novas estratégias de administração e de tecnologias inovadoras para o progresso econômico e social da cidade de Piracicaba e região”, considerou.

Conheça o curso de Engenharia de Produção <CLICANDO AQUI>

Publicação: Tribuna Piracicabana