FUMEP E IPT CELEBRAM ALIANÇA ESTRATÉGICA NA ÁREA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Atualizado: 17 de abr.

Gabriel Vicente do IPT, o prefeito Luciano Almeida e o diretor executivo da Fumep, Renato Ferreira, exibem o contrato de parceria

A Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado ao Governo do Estado, assinaram nesta semana um contrato de parceria que prevê aliança estratégica na geração de produtos, processos e serviços inovadores, além da transferência e da difusão de tecnologia.

O posto avançado do IPT já está funcionando no campus da Fumep

A negociação se desenvolveu nos últimos dois anos, intermediada pelo prefeito Luciano Almeida. Neste período vários representantes do IPT visitaram o município e aprovaram o seu ecossistema de inovação, reconhecido internacionalmente pela sua riqueza e diversidade, com destaque para a infraestrutura disponibilizada por meio de 42 laboratórios existentes dentro do próprio campus da Fumep.

Assim Piracicaba se torna um posto avançado do IPT, condição anteriormente ocupada apenas pelas cidades de São José dos Campos, Franca e Manaus, numa iniciativa que deve alçar toda a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) a um novo patamar na área de tecnologia e pesquisa no Brasil.

O prefeito Luciano Almeida disse que esse é um grande passo para abrir as fronteiras da Fumep para a inovação, não só na formação dos alunos, mas também por meio parcerias com a iniciativa privada na prestação de serviços tecnológicos.

“Cabe as instituições de ensino não apenas instruir, mas também buscar soluções para as demandas apresentadas pelas empresas e indústrias. Isso possibilitará que a nova Fumep volte a crescer com a geração de fontes alternativas de renda”, frisou o prefeito.

Para o diretor executivo da Fumep, prof. Renato de Albuquerque Ferreira, essa novidade vai aumentar a competitividade e a interação das empresas da RMP que a partir de agora terão um respaldo maior na realização de testes, validações, certificações e produção de novos equipamentos e tecnologias, seja no desenvolvimento do Agro ou em outros segmentos.

O campus da Fumep possui área de 25 mil m² de área construída

“A chegada de uma instituição de renome como o IPT também será fundamental para a atualização de todos os profissionais envolvidos nas quatro unidades educacionais que compõem a Fumep, caso do Colégio Cotip, CEPP que oferece cursos profissionalizantes e Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) que possui cursos de graduação e pós-graduação”, destacou Ferreira.

O pesquisador sênior do IPT, Gabriel Vicente, que já está atendendo no campus da Fumep, revelou que o objetivo agora é estimular os projetos de pesquisa e desenvolvimento de base científico-tecnológica, além de ampliar ações de suporte aos serviços de gestão e empreendedorismo. Segundo ele, ainda estão previstas dentro da parceria a elaboração de cursos de curta duração, nacional e internacional, de pós-graduação e extensão universitária, voltados sempre ao segmento da inovação.

“Também queremos oferecer mecanismos para estimular e ampliar a criação de startups que tenham potencial de crescimento e de alto impacto no mercado e na sociedade”, pontuou Gabriel.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos atuando basicamente em quatro grandes áreas – inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico e informação e educação em tecnologia. Atento às necessidades dos setores público e privado, provê soluções e serviços tecnológicos que visam aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida.