top of page

FUMEP É ENCAMPADA AO PARQUE TECNOLÓGICO PIRACICABA

Atualizado: 3 de out. de 2022


Iniciativa permitirá à Fundação atender ao desafio de acelerar a inovação em Piracicaba e Região Metropolitana


A FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) foi encampada ao perímetro do Parque Tecnológico de Piracicaba e disponibilizará o seu espaço físico para a criação do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação, o NAGI-HUB Piracicaba.


A iniciativa partiu da Prefeitura de Piracicaba e a informação foi divulgada recentemente, durante assinatura de termo de cooperação que contou com a presença do prefeito Luciano Almeida; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR), José Luiz Guidotti Jr.; e do diretor-executivo da FUMEP, Renato de Albuquerque Ferreira.


A reunião contou ainda com participação de Euclides Libardi e Erick Gomes, representando o Simespi; Fabio Gerlach, do Sebrae; e Henrique Amorin Neto, da APLA (Arranjo Produtivo Local do Álcool).


Renato Ferreira revela que, por meio desta iniciativa, o NAGI-HUB Piracicaba vai oferecer por meio da FUMEP serviços para ensaios laboratoriais, prototipação ágil, prova de conceito, manufatura básica, manufatura avançada, engenharia de processos, design de produtos, validação tecnológica, cursos de capacitação, programas de inovação aberta e apoio à pesquisa inovativa, além da oferta de novos espaços para incubação de empresas inovadoras.


“O Campus da FUMEP tem 226 mil m² de área e abriga 42 laboratórios, 11 anfiteatros, salão nobre, ampla biblioteca, complexo esportivo, cantina, restaurante, academia ao ar livre com pista de caminhada e estacionamento com 1.200 vagas”, disse o diretor executivo. Segundo ele, o espaço abriga uma comunidade acadêmica forte e deve ser ativado em sua máxima potência para atender ao desafio de acelerar a inovação em Piracicaba e Região Metropolitana.


O prefeito Luciano Almeida lembrou que a atual Administração já havia identificado a necessidade de fortalecer o ecossistema local e sua estrutura pública de serviços de apoio à inovação, de forma a integrar os elos da chamada tripla hélice, que envolve o poder público, a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho. “Percebemos que a infraestrutura da FUMEP, antes ociosa, seria ideal para dar suporte ao núcleo de apoio à gestão da Inovação do HUB Piracicaba e do Parque Tecnológico”, disse.


Guidotti Jr., por sua vez, destacou que a chance de crescimento contínuo e robusto do ecossistema passa necessariamente pela integração das comunidades acadêmicas e empresariais que, juntas, têm potencial para incentivar a capacitação, pesquisa inovativa orientada às demandas reais e o empreendedorismo de base tecnológica e inovação aberta de modo economicamente viável. “Nosso papel como poder público é catalisar essa aproximação”, frisou o secretário.


“Com as propostas de inclusão da estrutura da FUMEP no perímetro do Parque e criação do NAGI-HUB Piracicaba, ganhamos não apenas em áreas e equipamentos, mas temos também a oportunidade de mapear demandas reais da nossa indústria”, destacou Pedro Chamochumbi, agente de inovação da SEMDETTUR e presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). Para ele a iniciativa tende a acelerar o desenvolvimento de novas estratégicas verticais para o ambiente de inovação e negócios, como a tecnologia da informação e a construção civil.


O PARQUE - Como território de inovação, o Parque Tecnológico de Piracicaba está consolidado e reconhecido como um caso de sucesso entre os parques tecnológicos do Estado de São Paulo, abrigando em seu perímetro o Arranjo Produtivo local do Álcool (APLA) e os principais ambientes de inovação do Brasil e da América Latina, dedicados à vertical Agro. O Núcleo Público do Parque conta atualmente com 21 empresas residentes, organizações maduras que se destacam por suas inovações de base cientifico-tecnológica.


Publicação:

329 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page