top of page

12ª ENGETEC - SEMANA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Atualizado: 24 de mai. de 2022


REALIZADA ENTRE OS DIAS 13 E 16 DE OUTUBRO

CONFIRA COMO FOI A ENGETEC - ASSITA OS VÍDEOS ABAIXO


12ª ENGETEC - SEMANA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA TEMA: NOVOS DESAFIOS E TENDÊNCIAS - ULTRAPASSANDO BARREIRAS


A 12ª ENGETEC tem como objetivo aproximar os alunos e a comunidade com o mercado de trabalho, em específico o setor industrial. Também é uma oportunidade de encontrar ex-alunos e expor aspirações e trajetórias.

Situações desafiadoras e auxílio emocional/comportamental também são abordados durante o evento.


PROGRAMAÇÃO


QUARTA (13/10)

19h30-20h45 “A trajetória de um engenheiro brasileiro pelas universidades americanas” Fernando Resende (University of Texas).


21h00 - 22h15

“A engenharia na minha vida profissional”

André Boccato Payolla (Supervisor Executivo na Volkswagen do Brasil e Ex-aluno EEP).

QUINTA (14/10)

09h30 - 10h45 (manhã) presencial “Salão Nobre”

“Segurança na instalação, uso e manutenção de gruas e mini gruas.”

Antônio Pereira (Auditor Fiscal do Ministério Trabalho).

19h30-20h30

“Acidentes do Trabalho em Máquinas”

Marcelo Cabreira de Góes (Engenheiro de Segurança do Trabalho)

20h30 - 21h30

“Como assegurar qualidade em tempos desafiadores”

Fábio Luis Baptista (Gerente de Garantia e Qualidade da Hyundai).

21h30 - 22h30

“Indústria, Inovação e os Profissionais que fazem a diferença”

Joel Soares dos Anjos (Diretor de Qualidade da Hyundai).


SEXTA (15/10)

19h30 - 22h00

"Encontro com ex-alunos da EEP" “Experiências vividas na graduação e inserção no mercado de trabalho”

Caroline Augusti, Dayane Jamax, Giovani Rasera, Guilherme Rossi e Reinaldo Santos.


SÁBADO (16/10)

09h15 - 10h30

“Engenharia da alma nas relações”

Adriana Campidelli (Educadora e psicóloga)


10h45 - 12h00

“Saúde Mental na Pandemia”

Sérgio Santos (Psicólogo clínico e Suicidólogo)

13h00 - 15h00

“A História do Projeto EEP BAJA”

Daniel Bueno - Embraer Mara Paula Bellin - Gerente de Qualidade - Asmontec Salas Limpas (Comitê Técnico SAE Brasil - Projeto Baja)


Aldo Fantelli - Fantelli Consultoria

Gibran Portolan dos Santos - Volkswagen Caminhões e Ônibus (Comitê Técnico SAE Brasil - Projeto Baja/Projeto Fórmula)

Ex-Bajeiros da EEP




PALESTRANTES

Quarta - 13/10/21 das 19h30-20h45 “A trajetória de um engenheiro brasileiro pelas universidades americanas” Fernando Resende (Professor Dr. da University of Texas)

Nessa palestra o Dr. Fernando Resende, Professor Associado e Chefe do Departamento de Engenharia Química na Universidade do Texas em Tyler, irá descrever a sua trajetória profissional, desde o início como estudante de Engenharia Química na Unicamp, até o curso de doutorado e experiências como pós-doutorando e Professor em várias universidades americanas.

A apresentação descreverá as pesquisas realizadas pelo Dr. Resende na área de biocombustíveis, discutirá os desafios relacionados à carreira acadêmica, e a importância de estudos interdisciplinares em atividades de pesquisa aplicada para soluções de problemas de Engenharia.


Quarta -13/10 das 21h00-22h15

“A engenharia na minha vida profissional” André Boccato Payolla (Supervisor Executivo na Volkswagen do Brasil)

Atualmente Supervisor Executivo na Volkswagen do Brasil liderando o time de desenvolvimento de Sistemas de Direção, Rodas e Pneus para o mercado Latino-Americano. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP, atuou na implementação do primeiro sistema elétrico de direção produzido no Brasil e na migração do Sistema de Direção Hidráulico para o Eletro-mecânico. Atuou também recentemente na redução de resistência a rolagem de pneus com foco em consumo (ROTA 2030).

Quinta 14/10 das 09h30-10h45 (manhã)- PRESENCIAL - SALÃO NOBRE FUMEP “Segurança na instalação, uso e manutenção de gruas e mini gruas”

Antônio Pereira (Auditor Fiscal do Ministério Trabalho)

Auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho do estado de SP. Coordenador do Projeto de Construção de SP. Engenheiro metalurgista e de segurança do trabalho com especialização em Administração da Produção pela FGV-SP, Ergonomia dos Sistemas de Produção pela Poli-USP, Gestão Ambiental pela Unicamp e Mestrado pela Fundacentro. Professor dos cursos de pós-graduaçao de engenharia de segurança do trabalho na FEI, Oswaldo Cruz, Mauá e Unip.


Quinta - 14/10 das 19h30-20h30 “Acidentes do Trabalho em Máquinas” Marcelo Cabreira de Góes (Engenheiro de Segurança do Trabalho)

Profissional da área de Saúde e Segurança do Trabalho. Graduando em Engenharia de Computação e Ciência de Dados (UNIVESP). Pós-Graduado no Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela FIOCRUZ ). Formação em Pós-Graduação a nível de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente trabalha no CEREST de Piracicaba onde desenvolve trabalhos de fiscalização no ambiente de trabalho de modo a investigar as causas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais, bem como realiza a intervenção em locais de trabalho ao implantar medidas de caráter prevencionista aos Riscos Ocupacionais. Possui experiência na área de Higiene Ocupacional. Possui experiência na área de Educação atuando como professor de Física, Química e Biologia no Curso Pré-Vestibular Primeira Opção.


Quinta - 14/10 das 20h30 - 21h30

“Como assegurar qualidade em tempos desafiadores”

Fábio Luis Baptista (Gerente de Garantia e Qualidade da Hyundai)

Engenheiro mecânico formado pela FEI. Tem 20 anos de experiência no mercado automobilístico, passando por áreas como treinamento, assistência técnica e qualidade. Focado em atingimento de metas e resolução de problemas. Nos últimos 9 anos vem atuando na área de qualidade assegurada da Hyundai Motor Brasil.



Sobre o tema da Palestra:

Atualmente vivemos tempos difíceis para indústria. A pandemia trouxe uma quantidade enorme de problemas na cadeia produtiva e para garantir a entrega dos produtos as empresas estão se desdobrando para atender a crescente demanda.

Como a qualidade fica em meio a este cenário?


Quinta - 14/10 das 21h30-22h30

“Indústria, Inovação e os Profissionais que fazem a diferença”

Joel Soares dos Anjos (Diretor de Qualidade da Hyundai)

Engenheiro Mecânico pela UNIP e Mestre em Engenharia Automotiva pela USP. 30 anos de experiência na indústria automotiva com atuação em empresas como General Motors e atualmente Hyundai Motor Brasil. Carreira internacional com atuação no desenvolvimento de plataformas globais, e inovação na área de qualidade. Atualmente atua como Diretor de Qualidade e de Operações Planta de Motores da Hyundai. Sobre o tema da palestra:

Recentemente a indústria compartilhou com o mundo parte da sua evolução, e mais precisamente os conceitos chamados de indústria 4.0, os quais são advindos do processo de inovação e que tem sido acelerado no presente século, porém no pano de fundo da indústria e da inovação, existe um tipo de profissional altamente requerido no mercado. A palestra visa mostrar aos participantes, a relação entre os três: Indústria, Inovação e seus profissionais e/ou que tipo de profissionais são requeridos na indústria atual pós pandemia. Enfim mostrar as áreas de conhecimento que tem oportunidade de crescimento.


Sábado - 16/10 das 09h15-10h30 “Engenharia da alma nas relações”

Adriana Campidelli (Educadora e psicóloga)

Educadora e psicóloga, em seu trabalho tem como alicerce a Psicologia Transpessoal e as Constelações Sistêmicas. além da Programação neuro linguística e antroposofia. Disponibiliza ferramentas que ganhou de seus mestres , na atuação em psicologia clínica, supervisão, vivências de Constelação Familiar em grupo ou individual, bem como Formação de Consteladores. Acredita que estar na vida é nossa maior oportunidade de crescimento e que são infinitas as possibilidades de dar mais um passo na direção do bem estar físico, emocional, relacionamentos saudáveis e espiritualidade.

Sobre o tema da palestra:

Ter relacionamentos saudáveis é projeto de qualquer ser humano, somos seres gregários e as trocas com outras pessoas é intrínseca de nossa natureza.

Nesta palestra vamos conhecer o que atua manifestamente e ocultamente em nós, facilitando ou dificultando nossas relações pessoais e profissionais.


Sábado - 16/10 das 10h45-12h00

“Saúde Mental na Pandemia”

Sérgio Santos (Psicólogo clínico e Suicidólogo)

Psicólogo clínico e Suicidólogo. Mestre e doutor em Educação pela – Unesp e mestre em Direito pela Unimep. Especialista em intervenção na automutilação, prevenção e posvenção do suicídio pelo Instituto Vita Alere, além de ser aluno especial dos programas de graduação e pós-graduação em Filosofia da Unicamp. É membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio – ABEPS –, coordenador da Clínica Psyché, presidente do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz e presidente do Instituto SubjetivAções.

Sobre o tema da palestra:

O que é saúde mental? Qual seu impacto nas relações que estabelecemos conosco e com os outros - nos campos particular e coletivo? Em quê a pandemia impactou nas experiências consigo e com as demais pessoas? Houve aumento de suicídio durante esse período? Quais as possíveis ações para uma convivência mais saudável neste e no próximo ano? Essas e outras questões serão norteadoras para a vivência e ciência daquilo que fizemos de nós em plena pandemia e daquilo poderemos construir, em um futuro próximo, no intento da promoção de uma vida “mentalmente” mais saudável.


SÁBADO -16/10 das 13h00-15h00

“A História do Projeto EEP BAJA”

Aldo Fantelli (Fantelli Consultoria)

Engenheiro Mecânico. Trabalha na Fantelli Consultoria. Participação em Baja de 1998 a 2016 , função Comitê Baja: Operacional - Segurança Estática. Participação em Atividades SAE : Juiz de Segurança Estática Baja desde 1998. Comitê Baja - Segurança Estática - desde 2012. Juiz de Segurança Estática Formula SAE Combustão desde 2005. Juiz de Segurança Estática Formula SAE Elétrico desde 2012.




SÁBADO -16/10 das 13h00-15h00

“A História do Projeto EEP BAJA”

Daniel Bueno Silveira Lima (Embraer)

Formado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pela UFMG. Atua com representante do Engenheiro Chefe para a tecnologia de Cargas nos Solo Estáticas e Dinâmicas no Avião na Embraer. É responsável pela qualidade e maturidade do projeto e pela gestão do conhecimento em sua área de atuação. Trabalha na Embraer já a 28 anos. Pela SAE Brasil atua como voluntário nas competições Baja e Fórmula SAE Brasil desde 2003 tendo sido presidente do Comitê Organizador da Competição Baja SAE Brasil de 2015 a 2017 e responsável pelo desenvolvimento das regras de segurança. Atualmente organiza o Desafio SAE BRASIL – BALLARD Student H2 Challenge, primeira competição mundial de veículos elétricos Baja e Fórmula SAE movidos a célula a combustível Hidrogênio.


SÁBADO -16/10 das 13h00-15h00

“A História do Projeto EEP BAJA”

Mara Paula Bellin (Gerente de Qualidade)

Engenheira Mecânica, formada na EEP (95~99), capitã da primeira equipe de Baja da EEP (97~98), com carreira consolidada em Gestão de Sistema da Qualidade e Meio Ambiente, Gestão de Projetos de Melhorias de Processos em empresas nacionais e multinacionais em destaque em seus segmentos, incluindo 16 anos em empresas de autopeças que fornecem diretamente para as principais montadoras do país. Sólidos conhecimentos em mapeamento e processos, FMEA, MSA (Análise do Sistema de Medição) e ferramentas de análise e solução de problemas. Especialista em implantação de sistema de qualidade (ISO9001, ISO14001 e IATF16949, além dos requisitos de montadoras). Atualmente atuando como Gerente de Qualidade na Asmontec Salas Limpas na cidade de Vinehdo/SP. Voluntária como juíza nas competições de BAJA SAE e Fórmula SAE desde 2002.


ORGANIZADORES

Coordenador: Prof. Ms. Anderson Rodrigo Rossi








Coordenador: Prof. Dr. André de Lima








Coordenador: Prof. Dr. Fernando de Lima Camargo ENGENHARIA MECÂNICA








Publicações:


bottom of page