DIA MUNDIAL DA ÁGUA - EEP COMEMORA 10 ANOS DE PÓS-GRADUAÇÃO COM DESTAQUE PARA OS RECURSOS HÍDRICOS

Atualizado: 24 de mar. de 2022

Iniciativa cria oportunidades de capacitação na área em atendimento às demandas e legislações ambientais

No Dia Mundial da Água, comemorado hoje, 22 de março, a EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba registra a importante contribuição de seu Centro de Pós-Graduação/CPG para a capacitação de profissionais que estão ajudando a promover a excelência do “gerenciamento” dos recursos hídricos na região, por meio de experiências exitosas que têm servido de modelo para todo o país.

Prof. Francisco Lahóz

“Inspirada pela liderança do professor Luiz Roberto Moretti (in memorian), a EEP foi pioneira na implantação, há 10 anos, dos cursos de pós-graduação em Gerenciamento de Recursos Hídricos e em Infraestrutura de Saneamento Básico, criando oportunidades de capacitação na área em atendimento às demandas e legislações ambientais”, disse o coordenador dos cursos, Prof. Francisco Lahóz, atual secretário-executivo do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

Ele esteve ao lado de Moretti na implantação do CPG/EEP em 2012 e lembra que a proposta à época era implementar ações espelhadas nas experiências de sucesso da “Família PCJ”, como denominou os Comitês PCJ, o Consórcio PCJ, a ARES PCJ, a Agência de Bacias PCJ e a GAEMA PCJ, entre outros.

“As Bacias PCJ são reconhecidas e respeitadas em níveis regional, nacional e internacional pelos excelentes resultados alcançados com o gerenciamento dos recursos hídricos e saneamento básico”, disse Lahóz. Segundo ele, apesar de ser caracterizada como “região de estresse hídrico crônico”, os setores agrícola, industrial e urbano, nunca deixaram de ser abastecidos e o índice de tratamento de esgoto é da ordem de 78%.

Lahóz esteve na noite da última sexta feira, 18, com alunos no “Centro de Pós Graduação (CPG), recentemente denominado “Professor Luiz Roberto Moretti”, para proferir a abertura oficial das aulas deste semestre convidar a todos para o 9º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá de 21 a 26 de março, em Dakar , no Senegal, tendo como tema central a “ Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”.

A apresentação, acompanhada e complementada pelos Professores Nadia Vitti e Wlamir do Amaral, revelou que o Fórum Mundial é o momento em que técnicos, gestores públicos e privados, e ambientalistas de todo o mundo se reúnem para debater políticas sobre água e interagir para trocas de experiências, sob a organização do Conselho Mundial da Água (World Water Concil – WWC), que é a estância máxima de gestão de recursos hídricos no planeta.

Conselheiro no Conselho Mundial da Água (WWC) e na Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Lahóz é representante do Brasil na Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (RELOB) e se auto define um “louco pelas águas”. Atua junto ao Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) desde 1992 e lembrou que, assim como ele, os docentes dos cursos de pós-graduação em Gerenciamento de Recursos Hídricos e em Infraestrutura de Saneamento Básico da EEP agregam conhecimento e atuam como “agentes multiplicadores”, por militarem no dia a dia, de forma direta ou indireta, junto aos membros da “Família PCJ” ou a entidades públicas e privadas do setor.

Serviço- A cobertura do “9º Fórum” já está sendo feita pelo Consórcio PCJ através do www.agua.org.bre acompanhada pela EEP (www.pos.fumep.edu.br)

Publicação: