COTIP APLICA SIMULADO COMO TREINO PARA OS VESTIBULARES

Atualizado: 31 de mai. de 2023

No último dia 27 à tarde, os alunos do Ensino Médio realizaram um simulado nas dependências do colégio como treino para os vestibulares. Cento e trinta e três alunos se inscreveram sendo que apenas dezessete deles não compareceram e justificaram o motivo.

A vice-diretora acadêmica Viviane Moretti lembra que palavra “simulado” vem de simular, que significa “fazer parecer real”. Portanto, segundo ela, uma prova simulada reúne um conjunto de questões organizadas no mesmo formato de determinados exames, como o Enem ou os vestibulares da Fuvest, Vunesp, Unicamp e ITA, entre outros.

“O objetivo dos simulados é reproduzir as provas reais, tanto em relação ao estilo das questões em seus formatos e conteúdos, quanto no que se refere ao tamanho e à organização dos exames”, disse.

A coordenadora pedagógica Sara Rodrigues revela a importância desse treino, explicando que ele serve para que o aluno se conheça melhor, identificando seus pontos fortes e fracos para que seu comportamento seja de tranquilidade e segurança na hora do vestibular. Para isso, ela orienta o aluno a manter-se calmo e conferir algumas dicas fundamentais para superar esse desafio, como: agir como se estivesse fazendo a prova; fazer o que é mais fácil primeiro, dividir a prova, conferir o gabarito mais de uma vez, não desanimar e entender a importância do simulado.

É fundamental que os alunos se lembrem de cronometrar o tempo para resolver o simulado gastando no máximo três minutos por questão, que é o tempo disponível no Enem e em outros vestibulares. “E não se esqueça de que, na hora da prova, será necessário reservar um tempo para preencher o gabarito e para passar a redação a limpo com atenção”, lembrou Sara.