COTIP PREPARA MOSTRA CULTURAL 2022

Trabalhos estarão abertos para visitação pública no dia 08 de outubro, das 8h às 12h, nas salas de aula

Doze trabalhos desenvolvidos por alunos do Colégio COTIP nas áreas de exatas, humanas, biológica e linguagem estarão concluídos e expostos para visitação pública nas salas de aula, no próximo dia 08 de outubro, no período das 8h às 12h, durante a Mostra Cultural 2022.

No espaço, o visitante poderá acessar um QR Code que hospedará em detalhes as ementas de cada projeto, bem como as ações que resultaram nos trabalhos expostos. “Neste dia, teremos também a atuação de uma Comissão Técnica formada por professores e personalidades convidadas para avaliação dos projetos”, disse a Prof. Sara Rodrigues, coordenadora da Mostra.

Ela conta que, enquanto todos os trabalhos não ficam prontos, os interessados podem acompanhar a movimentação dos grupos pela internet. “Basta clicar no link https://manoelkarlos02.wixsite.com/mostra-cultural para visitar a página que os grupos estão alimentando com informações novas a cada dia”, disse Sara.

Outra atividade dentro da Mostra, que tem “os 100 Anos de Arte Moderna” como tema principal, é manter uma página paralela, em Inglês, com textos desenvolvidos pelos próprios alunos.

“A Mostra Cultural do Colégio COTIP é um evento composto por vários projetos diferentes, realizados de forma interdisciplinar ao longo do ano com a orientação e supervisão dos professores e que, ao final, culminam em um dia de apresentações abertas à comunidade”, completou Sara.

Ela lembra que o evento é anual e tradicional no Colégio, sendo promovido com a intenção de estimular o protagonismo juvenil dos estudantes e desafiá-los, exercitando a criatividade e a responsabilidade com o processo de desenvolvimento e apresentação de seus trabalhos.

Sara revela que, neste exercício dinâmico de interação, os alunos têm a oportunidade de transpor o conhecimento acadêmico e transformá-lo em projetos que mantém relação direta com os problemas, dificuldades e necessidades encontradas durante suas vidas. “É uma oportunidade que eles têm de identificarem os problemas com foco na solução, fomentando novas formas de empreenderem seus conhecimentos e projetos de vida no mundo em que vivem”, considerou a coordenadora da Mostra.

Para ela, a Mostra Cultural é um evento grande e complexo, pois está atrelado ao planejamento curricular e é resultado de meses de estudo e dedicação de alunos e professores de várias áreas do conhecimento.

“Queremos deixar brilhar o que já foi feito e conquistado pelos alunos durante o processo de aprendizagem no decorrer do ano, quando projetos, registros, desenhos e histórias foram construídos”, complementou.