COOPERAÇÃO ENTRE FUMEP/EEP E ARCELORMITTAL

Parceria viabiliza estudo para criação de cerâmica da sucata siderúrgica

A FUMEP – por meio da EEP, e a ArcelorMittal confirmaram parceria para a realização de pesquisa e estudo da viabilidade de aplicação de coproduto (resíduo) proveniente do processamento de sucata da indústria siderúrgica em produtos cerâmicos, como pisos e azulejos, que serão reaproveitados/utilizados na construção civil. O projeto – que terá duração de 18 meses – foi apresentado a representantes da instituição de ensino e da empresa, na última sexta-feira, 21/07, na sede da Fundação.

Para a realização deste trabalho, conforme lembra Renato Albuquerque Ferreira, diretor-executivo da Fumep, a parceria também conta com apoio do Projeto Novos Talentos, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP) e Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT/SP), que darão suporte na seleção e capacitação de estudantes de graduação de nível técnico e profissionais da EEP. “O projeto será realizado na estrutura da Fumep, por meio da EEP, e em contrapartida, a ArcelorMittal custeará a estrutura laboratorial necessária para manter as pesquisas. Acreditamos que esta é a primeira de muitas parcerias e tem tudo para conquistar o sucesso desejado”, destacou.

Luis Augusto Penteado, diretor das Unidades de Negócio da ArcelorMittal de Piracicaba, lembra que o projeto será muito positivo. “Atualmente, reciclamos 85% dos resíduos em nossas plantas e queremos mais. As parcerias são de suma importância no processo de inovação porque somam diferentes expertises a um objetivo comum. Os estudos técnicos referentes ao Projeto, que faz parte do Programa Inova Talentos, serão realizados pela Fumep/EEP. Em contrapartida, assumimos os custos de estrutura laboratorial necessários”, explicou.

Penteado reforçou que a unidade terá mão de obra qualificada para realizar o projeto, apoio técnico de alta qualidade, além de desenvolver a parte social da empresa colaborando com a educação e formando novos profissionais. “Em resumo, estamos aproximando a indústria da sociedade piracicabana com mais capacitação, emprego e renda, mantendo a cidade cada vez mais pujante no setor industrial”, afirmou.

“No caso da Fumep, vamos poder melhorar a estrutura laboratorial proporcionando a criação de novas oportunidades em novos projetos, ampliando a oportunidade de qualificação dos nossos docentes e alunos, bem como mostrar a capacidade da Fundação em realizar este tipo de parceria com a ArcelorMittal e, também, com outras empresas”, completou Renato Albuquerque.

A proposta é diminuir o descarte de resíduos e aproveitar este material – que seria jogado fora – para obter artigos cerâmicos e aproveitá-los na construção civil, conforme explica Luciana Magalhães, gerente de meio Ambiente da ArcelorMittal. “É uma forma de preservar o meio ambiente e oferecer um produto sustentável e de qualidade para áreas importantes em Piracicaba e região como a indústria e construção civil”, apontou.