AULA DE CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Alunos do penúltimo semestre do curso Técnico em Mecatrônica participam da aula de CLP (Controlador Lógico Programável), equipamento vital nas industrias modernas.

Nos laboratórios de automação e eletrônica do Colégio Cotip/Fumep, sob a orientação do professor Paulo Barbosa de Mattos Junior, os alunos são capacitados na elaboração de programas para o CLP usando softwares específicos em computadores.

Neste ambiente desenvolvem as lógicas de programação nas áreas de elétrica e eletrônica e depois as transformam para linguagem ladder, por meio do software e em seguida fazem um download para o CLP.

O Professor Paulo destaca que essa prática permite aos estudantes simular uma ampla gama de cenários reais relacionados à eletricidade, eletrônica e automação, preparando os alunos para os desafios atuais do mercado de trabalho.