EVENTO PARALELO NA CONFERÊNCIA DA ÁGUA DA ONU NOS EUA DESTACA DOCUMENTO DA EEP

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Destaque de um dos Painéis da Conferência da ONU sobre Água, em Nova Iorque - de 20 a 24/03/2023

Aconteceu no dia 21/03/2023, às 15h no horário de Brasília, o Side Event do Consórcio PCJ na “Conferência da ONU sobre a Água”, com ocorrência de 20 a 24/03/2023 em Nova Iorque.

O evento online organizado pelo Consórcio PCJ, intitulado “A sustentabilidade hídrica através do nexo água- energia- alimento com a participação multissetorial”, abordou questões relacionadas à sustentabilidade com relação aos recursos hídricos e tendo em vista os impactos das mudanças climáticas nas esferas ambiental, econômica e social.

O objetivo do evento foi reforçar a discussão a respeito da articulação multissetorial em prol da sustentabilidade hídrica, promovida por empresas do sistema de gestão de recursos hídricos, por meio de experiências governamentais, do setor privado e da sociedade civil.

Participaram do evento membros do Consórcio PCJ, além de representantes de municípios e empresas associadas à entidade e parceiros convidados de Instituições Nacionais e Internacionais.

Na ocasião também estava presente o Presidente do Consórcio PCJ, Sr. Mario Botion, que é o Prefeito de Limeira – SP e Ex-Aluno da EEP, além do Secretário Executivo da instituição, Francisco Lahóz.

O evento teve tradução simultânea e contou com presenças internacionais, inclusive com a participação da mídia mundial, entre elas o The New York Times. Em breve a gravação do Side Event realizado dia 21/03, que teve como tema central “A sustentabilidade hídrica através do nexo água-energia-alimento com a participação multissetorial” será disponibilizada pelo YouTube juntamente com a gravação do segundo Side Event realizado dia 23/03 que teve como tema central “A Cooperação e participação Social para gestão da água”, e mais informações poderão ser obtidas junto as mídias sociais do Consórcio PCJ, pelo site: www.agua.org.br e e-mail agua@agua.org.br e fone: (19) 3475-9408.

Participação de Francisco Lahóz no evento paralelo ONU de 21/03/2023 com o Tema: “Sustentabilidade Hídrica pelo nexo Água-Energia com participação multissetorial.

Pela Programação essa participação se deu em: “Abertura de Boas-Vindas”.

Texto:

Em 1972, na Suécia, ocorreu a conferência de Estocolmo, sendo o primeiro evento de porte internacional a discutir o tema do meio ambiente, tendo como legado a “Declaração de Estocolmo” que destaca a responsabilidade dos países a incluir a preservação dos recursos naturais no planejamento do desenvolvimento econômico.

Participações do Consórcio PCJ, envolvendo redes de Organismos de Bacias e afins (REBOB, RELOB, RIOB, WWC, entre outras) e em agendas especiais, tais como: Eco – 92 (Rio 92); Rio +10; Rio +20 e na promoção voluntária da “Eco - 92+30”.

Quanto a “Eco – 92+30”, era um evento previsto para acontecer no Rio de Janeiro e motivos de força maior levaram ao seu cancelamento, mas nas Bacias PCJ acredita-se e pratica-se que a força da sustentabilidade está na participação social, planejamento e continuidade das boas práticas.

Assim sendo em novembro de 2022 de uma parceria entre a Escola de Engenharia de Piracicaba da Fundação Municipal de Ensino (EEP/FUMEP) e o Consórcio PCJ, foi produzido um “Manifesto pela Sustentabilidade Hídrica – Eco – 92+30 ou Rio +30”. Gerando um documento como legado pela Eco – 92+30.

Sendo que, no encontro preparatório para participação do Brasil na conferência da ONU 2023, promovido pelo Consórcio PCJ/OGA/Parceiros, em 06/12/2022, esse documento foi aclamado como legado em continuidade dos documentos anteriores (Eco 92, Rio+10 e Rio+20) e seu link foi disponibilizado no chat do Evento (LINK: SUSTENTABILIDADE HÍDRICA – RIO + 30 https://www.fumep.edu.br/post/sustentabilidade-hidrica-rio-30).