18ª COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL
- portais0
- 1 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de out. de 2025

A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), mantida pela FUMEP (Fundação Municipal de Ensino) e vinculada à Prefeitura de Piracicaba, foi o centro das atenções entre os dias 25 e 28 de setembro de 2025 ao sediar a 18ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Regional Sudeste. O evento, voltado a estudantes de engenharia, atraiu cerca de 500 universitários de instituições de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do público em geral.
A programação envolveu avaliações técnicas e provas práticas em que os alunos apresentaram veículos off-road de pequeno porte, projetados e construídos por suas próprias equipes. A disputa é organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE BRASIL) e tem como objetivo aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
O evento teve início com o credenciamento e orientações técnicas, seguidos das análises de projeto no segundo dia. As provas dinâmicas, realizadas no dia 27, testaram resistência, velocidade e desempenho dos veículos. No encerramento, o tradicional enduro, uma maratona de quatro horas, colocou à prova a durabilidade e eficiência dos protótipos, encerrando com a cerimônia de premiação.
HISTÒRICO - Criado nos Estados Unidos na década de 70, o projeto Baja SAE chegou ao Brasil nos anos 1990 e, desde então, tem contribuído para formar engenheiros mais preparados, conectando teoria, inovação e prática.












































