ALUNOS DO COTIP INTERAGEM COM O COTIDIANO DE UMA EMPRESA DE TI

Atualizado: 19 de mai. de 2023

A experiência é possível porque disciplinas unem a teoria à prática

Alunos do curso técnico em Informática do Colégio COTIP têm aulas de Linguagens de Programação I e II que, associadas à disciplina de Desenvolvimento de Projetos, conectam os alunos ao conhecimento e às práticas mais atuais do mercado de trabalho internacional.

O Prof. João Carlos Eduardo Guassi explica que, em Linguagens de Programação, os alunos são convidados a imergir no mundo da programação orientada a objetos, ou simplesmente POO, que é sem dúvida o paradigma de programação de computadores mais conhecido, estudado e utilizado no mundo inteiro, servindo de base para vários outros paradigmas de programação da Engenharia de Software.

“Como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da POO, utilizamos a linguagem de programação JAVA, uma das mais conhecidas no mundo e que mantém uma imensa comunidade internacional de programadores e colaboradores”, disse lembrando que os conceitos são aplicados na prática através da programação de aplicativos para resolver situações-problemas apresentadas nas aulas.

Ele revela que na disciplina de Desenvolvimento de Projetos, por sua vez, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática toda a teoria aprendida e vivenciada nas aulas teóricas de todas as disciplinas que eles tiveram até aquele momento. “É quando eles liberam a imaginação, acessam conhecimentos e suas experiências de vida para a criação de projetos que, depois, podem se tornar soluções aplicadas em melhorias em diversas áreas em benefício da sociedade”, considerou.

Segundo ele, isso porque a disciplina simula um ambiente de trabalho real, em que os alunos vivenciam e interagem com situações cotidianas de uma empresa da área de Tecnologia da Informação - TI.