AULA PRÁTICA DE PROCESSO DE FABRICAÇÃO E CNC

Alunos do curso Técnico em Mecatrônica do período da tarde em atividade prática nos laboratórios de Processo de Fabricação e Comando Numérico Computadorizado (CNC), com o professor Silvano Nolasco de Moraes Filho.

Nesta etapa do curso o professor ensina os alunos a operar equipamentos tais como tornos, fresadoras e furadeiras, utilizando conhecimentos teóricos que envolvem os parâmetros de usinagem como RPM e velocidade de corte em função da operação que está sendo executada, tipo de ferramenta e material a ser usinado.

Antes da operação das máquinas, o professor Silvano ressalta também a importância relacionada às questões de segurança e os devidos EPIs para que as aulas aconteçam com segurança.

Segundo o Coordenador Marcos Joel, a partir do 3º semestre do curso os alunos vivenciam essa experiência de poder trabalhar com máquinas e ferramentas, após já terem aprendido conceitos básicos, a fim de dar suporte para essas aulas na oficina.

Essa disciplina de processo de fabricação também serve de embasamento para aprenderem posteriormente a disciplina de CNC, comando numérico computadorizado.