AULA PRÁTICA DE ELETRÔNICA

Alunos do Curso Técnico em Mecatrônica, dos períodos vespertino e noturno, participam de aulas de eletrônica em um dos laboratórios do COTIP/FUMEP, permitindo que apliquem os conceitos ensinados em sala de aula na prática e adquiram habilidades essenciais para a área de mecatrônica.

Segundo o Professor Marcos Joel Leite, Vice-Diretor Acadêmico e Coordenador dos Cursos Técnicos, a oportunidade de montar circuitos eletrônicos e utilizar componentes e instrumentos de medição é valiosa, pois ajuda os estudantes a compreenderem melhor os princípios da eletrônica e desenvolverem habilidades técnicas essenciais para o campo da mecatrônica.

Além disso, a possibilidade de realizar simulações em softwares específicos é uma abordagem moderna e eficaz para o ensino de eletrônica. Isso permite que os alunos experimentem diferentes cenários e analisem os resultados virtualmente antes de implementá-los fisicamente, além de realizar cálculos e comparar os resultados obtidos nos experimentos.

O professor Marcos Joel Leite enfatiza que o Curso Técnico em Mecatrônica abrange diversas áreas, incluindo mecânica, eletrônica e informática. Os alunos têm acesso a uma ampla variedade de laboratórios no campus, como o Laboratório de robótica e automação, metrologia, pneumática e hidráulica, projetos, Processo de fabricação, CNC, materiais de construção mecânica, eletricidade, eletrônica, informática e química. Essa diversidade proporciona uma formação abrangente e prepara os alunos para trabalhar em projetos que envolvem sistemas mecatrônicos complexos, combinando elementos de várias disciplinas.