top of page

5ª JORNADA DE ESTUDOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Atualizado: 19 de mai. de 2023


A EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba promove mais uma edição de sua Jornada de Engenharia de Produção, comemorando o êxito de manter cinco edições consecutivas do evento com atividades inclusive durante a pandemia, quando as ações passaram para o campo virtual.


“Tem muita coisa importante acontecendo no campo acadêmico e nossa proposta é socializar as atividades que vêm sendo desenvolvidas dentro do curso e trazer para os alunos um pouco do que está acontecendo no mercado, com apresentação de novidades tecnológicas com as quais eles vão se deparar em um futuro não muito distante”, considerou o coordenador do curso de Engenharia de Produção da EEP, Prof. André de Lima.


Desta vez, a Jornada traz a manufatura aditiva, que é uma expansão da impressão 3D, porém com a obtenção de produtos funcionais; ou seja, diferente do protótipo que tinha a princípio a apresentação visual como produto, agora é possível obter peças através da impressão 3D com o produto acabado sendo feito por outras vias que não mais as tradicionais. “Pela nova técnica, o produto é obtido através da deposição de materiais e não de sua remoção, como vem sendo feito até então”, disse Lima.


ABRINDO A JORNADA DE ESTUDOS:

PALESTRA REALIZADA NO DIA 25 DE NOVEMBRO

1ª PALESTRA: NOVOS RUMOS DA FABRICAÇÃO DE COMPONENTES: MANUFATURA ADITIVA

Palestrante Cristine Ulbrich

Sócia da empresa UP3D que comercializa impressoras 3D e scanners no Brasil.

POS-DOC, doutora e mestre em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Atuou como especialista sênior na 3M do Brasil no departamento de P&D. Atuou como pesquisadora na área de Manufatura Aditiva no Instituto Nacional de Pesquisa em Biofabricação (BIOFABRIS-Unicamp). Atuou como docente nos cursos de pós-graduação e graduação da UNICAMP e SENAI. Possui formação multidisciplinar em Design Thinking e Propriedade Intelectual. Também foi coordenadora de projetos PIPE junto a FAPESP. É autora dos livros “Gestão de Ferramentarias” e “Engenharia integrada por computador e sistemas CAD/CAM/CNC: princípios e aplicações”.


2ª PALESTRA: TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS COM EX-ALUNOS DA EEP

Palestrante Rafael Ghiralde

Engenheiro de Qualidade Avançada pela BorgWarner

Engenheiro de Produção formado pela EEP. Possui experiência em metodologias de desenvolvimento de novos produtos, responsável pelas atividades de APQP, PPAP, ISIR e alterações em produtos correntes, elaborações de documentações técnicas e atividades de suporte à Engenharia de Manufatura, Garantia, Produção e Controle de Qualidade, tendo domínio em processos de fabricação e em sistemas de injeção para aplicações Gasolina e Diesel> Teve vivência em atividades como PFMEA, Kaizen, MASP, 5S, LSR (Line Side Review), Auditorias Internas e Externas, Projetos de Melhoria e Redução de custos.

Palestrante Tiago Piccoli

Analista de PCP na Tecnal Equipamentos Científicos

Engenheiro de Produção formado pela EEP.







PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

Como resultado dos trabalhos apresentados, vamos lançar a publicação intitulada ‘Engenharia de Produção: Estudos de Casos’ para trazer alguns TCCs selecionados para demonstração dos trabalhos desenvolvidos.


PROJETOS REALIZADOS CONFIRA ABAIXO:

Profa. Dra. Andresa Côrtes

Prof. Dr. Francisco Constantino Crócomo

Engenharia de Produção Aplicada I Prof. Dr. André de Lima



ORGANIZADORES

Professores André de Lima, Franscisco Crócomo e Felipe Galesi



Coordenador: Prof. Dr. André de Lima producao.eep@fumep.edu.br







Publicações:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page