Atualizado em 04/02/2019
EEP RECEBE ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS AMBIENTAIS DO ESTADO
Em alusão ao Dia do Engenheiro Ambiental, comemorado em 31 de janeiro, a EEP sediou a 4ª assembleia ordinária da AEAESP- Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado de São Paulo.
Durante o encontro, foram eleitos os novos membros da Diretoria e Conselho Fiscal da Associação e apresentado o planejamento estratégico e financeiro para 2019. Antes, porém, retrospecto da gestão 2016/2018, apresentação dos benefícios da MUTUA/SP e palestra com o engenheiro ambiental Rodrigo Coladello para falar sobre o “Uso das geotecnologias em projetos ambientais”.
Segundo o presidente da Associação, Anderson Rodrigo Robes, a escolha por Piracicaba para o encontro se deu em decorrência dos 50 anos da EEP, que sediou em 2015 o I Fórum Regional dos Engenheiros Ambientais com a implantação da segunda Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado de São Paulo.
Ele lembra que os participantes do evento em Piracicaba, considerados associados fundadores, aprovaram as características da organização e definiram aspectos relacionados a sua administração, finalidade, endereço e estatuto, de forma a regular o seu funcionamento.
“Nossa missão é promover a união e o fortalecimento dos engenheiros ambientais e ampliar consistentemente a atuação e a representatividade da categoria junto ao CREA - Conselho Regional e ao CONFEA - Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia”, disse.
O coordenador acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental da EEP, Prof. Paulo Edison Martins da Silveira, explica que a criação da Associação tem permitido que as propostas apresentadas pela categoria sejam oficialmente debatidas durante o Fórum Nacional dos Engenheiros Ambientais (FNEA).
Ao ratificar a incrível importância do engenheiro ambiental, o Prof. Sérgio Arnosti Junior, do Curso de Engenharia Ambiental da EEP, chama a atenção para os desastres ambientais que têm ocorrido no Brasil e no mundo. Ele lembra que três anos se passaram desde o último grande desastre ambiental em Mariana e, mais recentemente, em Brumadinho, em Minas Gerais.
“Situações como essas são de grande complexidade e devem ser acompanhadas por equipes técnicas multidisciplinares, nas quais a presença do engenheiro ambiental deve ser imprescindível”, considerou Arnosti. Ele revela que, hoje, qualquer empresa que se preze não deve ignorar o princípio da ecoeficiência, satisfazendo as necessidades humanas e trazendo a qualidade de vida com o consumo de recursos naturais a um nível equivalente à capacidade de sustentação do planeta.
Texto Professor Sérgio Arnosti Junior
ENGENHARIA AMBIENTAL: DIRETRIZES E PRINCÍPIOS A SEREM SEGUIDOS
Texto Professora Maria Helena Tavares
TRAGÉDIA NA PÁTRIA AMADA, BRASIL!
Publicações:
31/01/2019 - Gazeta de Piracicaba - Engenharia Ambiental
31/01/2019 - Gazeta de Piracicaba - EEP recebe Associação dos Engenheiros Ambientais
31/01/2019 - Jornal de Piracicaba - EEP recebe assembléia de associação estadual
31/01/2019 - A Tribuna Piracicabana - Na EEP, Associação elege nova diretoria e comemora o Dia do Engenheiro Ambiental
31/01/2019 - A Tribuna Piracicabana - Engenheiros Ambientais reúnem-se na EEP